A atividade de arranjo, desenvolvida nos arquivos permanent...
Com relação aos arquivos permanentes, julgue o item.
A atividade de arranjo, desenvolvida nos arquivos
permanentes, resume-se à avaliação documental.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Portanto, o arranjo se assemelha tecnicamente à operação de classificação de documentos, e não de avaliação. Além disso, avaliação de documentos não existe na fase permanente, pois os documentos dali devem ser mantidos indefinidamente, ou seja, já foram avaliados nas fases anteriores do arquivo.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a operação resume-se na reordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações ditadas pela Tabela de Temporalidade (TTD), obedecendo a critérios que respeitam o caráter orgânico dos conjuntos documentais.
Gabarito E (errado)
Arranjo: “Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.” ;)
1. Processo que na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação - estrutural ou funcional - dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.
Fonte: http://terminologiaarquivistica.blogspot.com.br/2011/05/arranjo_23.html
Arranjo: sequência de operações intelectuais e físicas que visam a organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecidos.
Arranjo
Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
1. Processo que na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação - estrutural ou funcional dos documentos em fundos, séries, subséries, itens documentais.
2. Processo que, na organização de arquivos correntes, consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo