O psicólogo pode utilizar, no texto do laudo, termos técnico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39957 Psicologia
Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.
O psicólogo pode utilizar, no texto do laudo, termos técnicos que definam o estado psicológico do sujeito avaliado, como, por exemplo, complexo de Édipo ou supereu. Não há, entretanto, obrigação de explicá-los, uma vez que cada especialidade possui seus próprios termos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

A questão aborda a forma como os resultados da avaliação psicológica são apresentados, especificamente a utilização de termos técnicos em laudos psicológicos. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre as normas éticas e técnicas que regem a prática da avaliação psicológica.

De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, um laudo psicológico deve ser compreensível para o destinatário, que pode não ter formação em psicologia. Isso implica que o psicólogo deve explicar termos técnicos ou conceitos específicos no laudo, garantindo que o leitor entenda o conteúdo e as conclusões apresentadas.

No caso do item dado, a utilização de termos como "complexo de Édipo" ou "superego" sem uma explicação não atende a essa exigência. Mesmo que cada especialidade dentro da psicologia possua sua terminologia, o profissional é obrigado a facilitar a compreensão do laudo para o público-alvo, seja ele outro profissional de saúde ou um cliente.

Portanto, a afirmação de que não há obrigação de explicar os termos técnicos está errada, justificando a alternativa correta como E - errado.

"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO1 – PRINCÍPIOS TÉCNICOS DA LINGUAGEM ESCRITAO documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical.O emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.A comunicação deve ainda apresentar como qualidades: a clareza, a concisão e a harmonia. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela seqüência ou ordenamento adequado dos conteúdos, pela explicitação da natureza e função de cada parte na construção do todo. A concisão se verifica no emprego da linguagem adequada, da palavra exata e necessária. Essa “economia verbal” requer do psicólogo a atenção para o equilíbrio que evite uma redação lacônica ou o exagero de uma redação prolixa. Finalmente, a harmonia se traduz na correlação adequada das frases, no aspecto sonoro e na ausência de cacofonias.2.2. Princípios TécnicosA linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.Fonte: RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003
Resposta: errado.

3 – RELATÓRIO PSICOLÓGICO

3.2. Estrutura 

O relatório psicológico é uma peça de natureza e valor científicos, devendo conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário. Os termos técnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam.


RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 

ERRADO

Linguagem técnica PODE ser utilizada, mas ela deve ser explicada a fim de seja compreendida por pessoas fora do âmbito de atuação da Psicologia. Além disso, entendendo que, na maioria das vezes, as pessoas que solicitam Laudos psicológicos estão fora desse campo de atuação, é necessário que a linguagem seja, preferencialmente, sem a utilização de termos técnicos em excesso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo