Considere a seguinte sentença: O objetivo da legislação é ga...
Considere a seguinte sentença: O objetivo da legislação é garantir o direito à saúde ___ os trabalhadores do campo. A preposição que preenche corretamente a lacuna da sentença apresentada é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o uso correto de preposições na língua portuguesa, um componente importante da morfologia. Para resolver a questão corretamente, é necessário entender o papel das preposições na frase e o tipo de relação que elas estabelecem entre as palavras.
A alternativa correta é a letra E - "a". Vamos entender por quê:
A frase apresentada é: "O objetivo da legislação é garantir o direito à saúde ___ os trabalhadores do campo."
Quando falamos em garantir algo a alguém, a preposição mais adequada para indicar essa relação de destino ou beneficiário é a preposição "a". A construção correta seria "garantir o direito à saúde a os trabalhadores do campo", onde o uso da contração "a" com o artigo definido "os" forma "aos".
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A - para: A preposição "para" poderia indicar um propósito ou destino, mas não é a escolha mais precisa aqui porque não estabelece diretamente a relação de destinatário como "a".
B - com: "Com" indica acompanhamento ou parceria, o que não é o caso da relação entre os trabalhadores e o direito à saúde.
C - sobre: Esta preposição indica tema ou assunto, que não se aplica à ideia de concessão ou destinatário na frase.
D - por: "Por" poderia indicar meio ou causa, mas aqui não faz sentido quanto à relação pretendida de concessão de direitos.
A escolha da preposição correta é essencial para a clareza e correção gramatical da frase. Preste atenção ao tipo de relação que a preposição precisa estabelecer e, muitas vezes, lembre-se de expressões idiomáticas e padrões comuns de uso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cai na pegadinha da banca. Pensei, quem garante, garante algo A alguém, mas trabalhadores está no plural, logo, deveria ser AOS trabalhadores, pensei que o PARA caberia melhor e errei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo