Uma diferença adicional entre o estudo de caso e outros tip...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170232 Ciências
Uma diferença adicional entre o estudo de caso e outros tipos de pesquisa, é que o relatório de estudo de caso pode ser um recurso de comunicação significativo. Para muitos não especialistas, a exposição a um único estudo de caso forte e persuasivo pode conscientizar, fornecer insight ou mesmo sugerir soluções para uma dada situação. A respeito do tema, julgue os itens abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) O estudo de caso pode comunicar informação baseada na pesquisa sobre um fenômeno a uma série de não especialistas.
(__) Os estudos de caso normativos, exceto os explicativos, podem ser importantes no papel comunicacional, e não se deve deixar de considerar o impacto descritivo de um estudo de caso bem apresentado.
(__) A utilidade de um estudo de caso, portanto, pode ir bem além do papel do relatório de pesquisa típico, geralmente dirigido aos colegas de pesquisa, não aos não especialistas.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e verificar qual a alternativa correta.

A resposta correta é: D - V-F-V.

Agora, vamos entender o motivo:

(V) O estudo de caso pode comunicar informação baseada na pesquisa sobre um fenômeno a uma série de não especialistas.

Essa afirmação é verdadeira. Estudos de caso são particularmente valiosos para transmitir informações detalhadas sobre fenômenos específicos de forma compreensível para pessoas que não são especialistas no assunto. O relato detalhado de um estudo de caso pode fornecer uma visão rica e profunda sobre um determinado fenômeno, tornando os resultados acessíveis a um público mais amplo.

(F) Os estudos de caso normativos, exceto os explicativos, podem ser importantes no papel comunicacional, e não se deve deixar de considerar o impacto descritivo de um estudo de caso bem apresentado.

Essa afirmação é falsa. O erro aqui está na exceção mencionada. Tanto estudos de caso normativos quanto explicativos podem ter um papel comunicacional importante. Estudos descritivos, normativos e explicativos podem ser igualmente valiosos dependendo do contexto e da forma como são apresentados.

(V) A utilidade de um estudo de caso, portanto, pode ir bem além do papel do relatório de pesquisa típico, geralmente dirigido aos colegas de pesquisa, não aos não especialistas.

Essa afirmação também é verdadeira. Estudos de caso são frequentemente utilizados para comunicar informações de maneira que não é apenas útil para outros pesquisadores, mas também para um público mais amplo, incluindo tomadores de decisão, profissionais na área e o público em geral. Eles podem oferecer insights práticos e sugestões de soluções que vão além do escopo de um relatório de pesquisa típico.

Em resumo, a alternativa D - V-F-V é a correta porque:

  • A primeira afirmação (V) está correta sobre a comunicação de informações para não especialistas.
  • A segunda afirmação (F) está incorreta ao limitar a importância comunicacional apenas aos estudos normativos e descritivos.
  • A terceira afirmação (V) está correta ao indicar que a utilidade do estudo de caso vai além dos relatórios típicos, abrangendo um público mais amplo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo