Ainda com relação ao caso clínico descrito no texto 10A1-III...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão mencionada, precisamos primeiro compreender o tema central que é a análise dos fatores que influenciam a evolução de doenças renais, particularmente em um contexto de síndrome nefrótica. Este caso clínico fornece informações sobre uma paciente com sinais clínicos e laboratoriais que sugerem uma condição renal significativa.
A alternativa correta é a A - albumina sérica e proteinúria de 24 h. Vamos entender o porquê:
Justificativa para a alternativa correta (A):
1. **Albumina sérica de 2,5 g/dL**: Um nível baixo de albumina está associado a uma perda significativa de proteínas pela urina, o que é um indicador de síndrome nefrótica. Baixos níveis de albumina no sangue podem levar a complicações como infecções e tromboses, influenciando negativamente a evolução clínica.
2. **Proteinúria de 24 h de 4 g/1,73 m²/d**: A presença de proteinúria em níveis elevados (acima de 3,5 g/dia) é um marcador de síndrome nefrótica e representa um risco aumentado para progressão da doença renal crônica. A persistência de proteinúria elevada está fortemente associada a um pior prognóstico.
Análise das alternativas incorretas:
B - Idade e gênero: Enquanto a idade pode influenciar a progressão de algumas doenças, neste caso, a idade de 44 anos e o gênero feminino não são fatores de risco diretos para um pior prognóstico em condições renais, quando comparados aos níveis de albumina e proteinúria.
C - Edema de membros inferiores: Edema é um sintoma comum da síndrome nefrótica devido à hipoalbuminemia, mas por si só não é um fator prognóstico negativo. É mais um sintoma da condição subjacente.
D - Hipertensão arterial: A pressão arterial controlada, como é o caso desta paciente (132/84 mmHg), não é o principal fator de piora do prognóstico neste contexto específico, especialmente em comparação à alta proteinúria.
E - Hipercolesterolemia: Apesar de frequentemente associada à síndrome nefrótica, a hipercolesterolemia não é um fator de prognóstico tão crítico quanto a proteinúria elevada e a hipoalbuminemia.
Ao analisar questões como esta, é essencial identificar quais achados clínicos e laboratoriais têm impacto direto sobre o prognóstico do paciente. Fatores como a proteinúria e a hipoalbuminemia são mais críticos em condições renais, como demonstrado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo