Considere os dois trechos retirados da crônica: I."entrega ...
I."entrega de presentes a distância." II."passando a dedicar as noites do dia 24 às festas nas casas das famílias de seus respectivos cônjuges."
Considerando que as duas possuem a preposição "a", assinale abaixo a alternativa que explica a acentuação, ou não, das mesmas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
– Em I, temos a expressão “a distância", a qual só recebe o acento indicativo de crase quando tal distância for especificada textualmente. Por exemplo, na frase “eu fiz um curso preparatório para o concurso do TJ a distância e me dei muito bem", não há menção a uma distância exata entre o “eu" que se pronuncia e o curso, de modo que não há crase. Por isso, escreve-se “ensino a distância" e não “ensino à distância". Já em uma frase como “estou separado do meu grande amor à distância de 300 quilômetros", fica clara a especificidade da distância de 300 quilômetros. Logo, marca-se a crase com o acento grave.
– Em II, temos uma oração comandada pelo verbo “dedicar", o qual exige um objeto direto (sem preposição) e um objeto indireto (com a preposição a) – Alguém dedica algo a alguém/a algo. No caso do trecho a ser analisado, alguém está passando a dedicar as noites do dia 24 (objeto direto, sem preposição) às festas (...) (objeto indireto, marcado pela preposição a que, junto ao artigo feminino no plural as, resulta da forma craseada “às").
Levando isso em conta, a alternativa A não tem fundamento pelo fato de que não apenas os verbos possuem regência, já que existe também a regência nominal que engloba, inclusive, o substantivo distância, posto que sua regência se dá com as preposições de...a (distância do Rio a Salvador), entre (a distância entre os vagões era enorme), e de...até (a distância da praia até o nosso acampamento era um absurdo). A afirmação II da letra A está correta, por sua vez, mas ambas as assertivas deveriam estar exatas para que essa fosse uma alternativa viável.
Em B, temos a proposição I que não faz sentido, já que distância é um substantivo feminino, e não um advérbio. Já em II, o erro consiste no fato de que o acento grave se justifica pela união da preposição “a" com o artigo feminino no plural “as", resultando em crase, o que nada tem que ver com a ideia de expressar temporalidade.
Em C, o enunciado I não se confirma pelo fato de que, havendo crase resultante da junção da preposição “a" com o artigo feminino “a", haverá a marcação gráfica do fenômeno com o acento grave. O que se diz em II também não faz nenhum sentido, já que o acento grave marca a crase, nada tendo a ver com entonação fonológica.
Já na opção, por fim, temos duas assertivas que fazem sentido, já que a preposição “a" antes da palavra distância não possui crase pelo fato de tal distância não estar especificada textualmente. Além disso, também é correto afirmar que, em II, a preposição recebe o acento grave por haver a união com o artigo feminino no plural “as". Assim, confirma-se a alternativa D como a opção a ser marcada.
Gabarito do Professor: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
[GABARITO: LETRA D]
✘NÃO ocorre crase:
✦Diante de PALAVRAS MASCULINAS: ▶Ex: Escrita A LÁPIS. (“O” lápis).
•Exceção: quando se subentende: à moda de, à maneira de, faculdade, universidade, empresa, companhia.
✦Diante de VERBOS: ▶Ex: Eu comecei A CANTAR.
✦Diante do ARTIGO INDEFINIDO "UMA": ▶Ex: Fui A UMA festa incrível.
✦Diante do PRONOME PESSOAL, incluindo os de TRATAMENTO: ▶Ex: Disse tudo A ELA.
✦Diante de nome de LUGAR QUE NÃO ADMITE ARTIGO: ▶Ex: Vamos A PORTUGAL.
✦Diante de PRONOMES:
•DEMONSTRATIVOS (com exceção de "a, aquele, aquela, etc): ▶Ex: Refiro-me A ISSO.
•INDEFINIDOS: ▶Ex: Você se refere A ALGUM de nós?
•RELATIVOS (com exceção de" a qual, as quais").▶Ex: A pessoa A QUEM comunicamos o fato está aqui.
•INTERROGATIVOS: ▶Ex: Isso interessa A QUANTAS PESSOAS?
✦Diante de numerais cardinais (com exceção das indicações de horas): ▶Ex: Lombada A 100 metros. | Ficamos A DUAS quadras daqui.
✦Em expressões com PALAVRAS REPETIDAS: ▶Ex: GOTA A GOTA. | FACE A FACE.
✦Diante da PALAVRA "CASA" quando DESACOMPANHADA de DETERMINANTES (e se referir a própria casa de quem fala): ▶Ex: Volto A CASA CEDO hoje.
✦Antes de SUBSTANTIVOS FEMININOS NO PLURAL:▶Ex: Entreguei livros A ALUNAS do primeiro ano.
✦Antes de SUBSTANTIVO INDICATIVO DE INSTRUMENTO:▶Ex: Gosto de escrever A CANETA.
✦Antes de NOSSA SENHORA E NOMES DE SANTAS: ▶Ex: Suplicava A NOSSA SENHORA E A SANTA CLARA.
✦Depois de preposições: ▶Ex: APÓS AS aulas.
✦Antes da palavra terra quando se opõe a bordo: ▶Ex: Assim que desembarcaram, desceram A TERRA.
⇛MEUS RESUMOS DOS LIVROS: GRAMÁTICA - ERNANI & FLORIANA / GRAMÁTICA - TEXTO: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO.
"dedicar" não é verbo?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo