A hipertensão arterial e o diabetes melito representam dois ...
A hipertensão arterial e o diabetes melito representam dois importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo responsáveis por inúmeros agravos e perda da qualidade de vida de muitos indivíduos. O acompanhamento e o tratamento sistemático são fundamentais e os profissionais de saúde devem estar preparados para o atendimento dessa clientela. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
A urgência hipertensiva representa o aumento súbito da pressão arterial não associada a quadros clínicos agudos, devendo ser tratada imediatamente com o uso da nifedipina sublingual, buscando-se a redução da pressão em poucos minutos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado
Vamos entender por que essa afirmação sobre a urgência hipertensiva está incorreta. A questão traz um conceito importante da prática clínica, que é a diferenciação entre hipertensão de urgência e emergência hipertensiva. Ambas envolvem o aumento súbito da pressão arterial, mas suas características e tratamentos são distintos.
Na urgência hipertensiva, há um aumento significativo da pressão arterial, mas não está associado a danos agudos aos órgãos-alvo. Por isso, embora o tratamento seja necessário, ele não precisa ser imediato. O objetivo é reduzir a pressão arterial de forma gradual, geralmente ao longo de 24-48 horas, utilizando medicamentos orais.
Por outro lado, nas emergências hipertensivas, existe a presença de lesão aguda em órgãos-alvo (como coração, cérebro, rins), e o tratamento deve ser imediato, muitas vezes com medicamentos intravenosos, para reduzir rapidamente a pressão arterial.
A afirmação na questão sugere o uso de nifedipina sublingual na urgência hipertensiva. Este tratamento não é recomendado, pois a nifedipina sublingual pode provocar uma queda abrupta da pressão arterial, o que é perigoso e não indicado para esse tipo de situação. O tratamento deve ser feito de forma mais controlada e segura.
Portanto, a alternativa correta é "E - errado", pois o manejo descrito na questão não está de acordo com as diretrizes clínicas para o tratamento das urgências hipertensivas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ESSA DEFINIÇÃO DA EMERGENCIA HIPERTENSIVA
Redução entre 24h a 48h
O farmaco mais usado é o Captopril, exclusivamente por via oral.
Nifedipino não pode ser usado sublingual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo