No referente a processos de fabricação, julgue o item que se...
No referente a processos de fabricação, julgue o item que se segue.
Considerando-se a figura a seguir, em que são representadas as possíveis configurações para uma operação de soldagem executada pelo processo a arco elétrico com eletrodo revestido (shielded metal arc welding – SMAW) com fonte CC, é correto afirmar que a configuração com polaridade direta (eletrodo no polo negativo) produz soldas com menor penetração, mas, como a taxa de fusão do eletrodo é alta, resulta em um cordão de solda largo e raso.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A polaridade define o consumo do eletrodo e a penetração
Polaridade direta (eletrodo no polo negativo) - menor penetração e maior taxa de fusão = cordão de solda largo e raso
Polaridade inversa (eletrodo no polo positivo) - maior penetração
O maior "consumo" (fusão) de metal, seja o eletrodo ou peça, ocorrerá onde estiver o polo negativo. Portanto, na polaridade direta haverá maior taxa de deposição de material com cordões largos e rasos, como citado. Na polaridade reversa haverá maior penetração do cordão de solda, pois mais material de base será fundido e incorporado à poça de fusão.
Soldas CC- (direta) possuem menor penetração em relação a CC+(inversa). CC+ possui maior penetração pois a corrente flui do polo negativo para o positivo, esquentando mais o eletrodo neste caso, e aumentando a penetração. Visto que a peça se encontra mais quente na configuração CC-, há um aumento na taxa de fusão.
A afirmação está correta. Na soldagem pelo processo a arco elétrico com eletrodo revestido (SMAW) com fonte de corrente contínua (CC), eletrodo no polo positivo é que resulta em uma maior taxa de fusão do eletrodo, o que leva a uma maior penetração.
Na polaridade inversa (eletrodo no polo negativo), o contrário ocorre. Isso tende a resultar em menor penetração e um cordão de solda mais largo e raso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo