As boas declarações de missão de uma organização são curtas...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa D - o propósito de uma organização.
Para entender a questão e a alternativa correta, é preciso abordar o conceito de missão organizacional. A missão é uma declaração concisa que define o motivo de existir de uma organização. Ela serve como uma bússola para os funcionários e gestores, direcionando suas decisões e ações de acordo com os valores e objetivos fundamentais da empresa.
Em relação às demais alternativas, a missão não está diretamente ligada aos canais de comunicação da empresa (Alternativa A), à forma como as atividades são agrupadas (Alternativa B), ou às formas de agregação de valor em si (Alternativa C), embora possa influenciar esses aspectos indiretamente.
A Alternativa D está correta porque reflete exatamente essa função da missão em uma organização: definir seu propósito central. Isso envolve responder a perguntas fundamentais como "Por que a organização existe?" e "O que ela busca alcançar?". Uma missão bem formulada deve ser clara e inspiradora, fornecendo uma direção estratégica e ajudando a moldar a cultura organizacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D) o propósito de uma organização.
GABARITO - D
MISSÃO -
A missão de uma empresa é aquilo que ela determina como a razão de ser do seu negócio, a sua entrega ao cliente. Como a empresa é um ser vivo e mutável, a missão pode ser revista ao longo do tempo, se adequando às novas necessidades do mercado.
VISÃO -
A visão de uma empresa é onde ele quer chegar em um determinado tempo. É importante ter a visão sempre no horizonte, pois as ações presentes devem estar alinhadas com onde se quer chegar. Ter visão do seu negócio estabelece os parâmetros para a tomada de decisão, para os investimentos e principalmente para a estratégia de negócio que levará a visão.
VALORES-
Os valores são o DNA da organização. São os ideais de atitude, comportamento e busca de resultados comuns aos empregados, líderes e acionistas nas relações com clientes, fornecedores, comunidade, parceiros e governos.
É a partir dos valores que as organizações se definem e alimentam a sua estratégia através das pessoas. No momento de aquisição de talentos, por exemplo, é extremamente importante que os recrutadores identifiquem o fit cultural e valores comuns entre os candidatos e a empresa. Dessa forma a integração será mais fácil e rápida.
Gab: D
REFERENCIAL ESTRATÉGICO
NEGÓCIO: Raio de atuação / âmbito de atuação.
MISSÃO: Razão de existir / Função maior da organização
Papel da organização na sociedade
VISÃO: Define o “grande plano”/ Aonde a empresa quer chegar
Como a empresa se vê no futuro
VALORES: Crenças / Princípios / Atitudes Básicas
MISSÃO
- A missão de uma empresa é uma declaração concisa que descreve seu propósito fundamental e razão de existir.
- Ela deve ser clara e inspiradora, e ajudar a definir a identidade da empresa e seu posicionamento no mercado.
- Um exemplo de missão é a da empresa Google: "Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis".
GABARITO: D)
- Tenho um curso de Conhecimentos Específicos, Legislação e Realidade de Goiás direcionado para o cargo de Assistente em Administração da UFG, focado na banca Instituto Verbena (antigo Centro de Seleção da UFG), com materiais teóricos, resumos e questões anteriores. Se tiver interesse, me chame inbox!
GABARITO: LETRA D
A Missão é a razão de ser da organização; é uma declaração de intenções; mostra qual deve ser o papel da organização na sociedade e define as necessidades a serem atendidas.
A Meta é onde um processo quer chegar, um objetivo final de curto prazo.
A Visão é aonde a empresa quer chegar no futuro ou qual o destino desejado.
Os Valores são o conjunto de ideais, de atitude, de comportamentos e resultados que presentes no ambiente dos colaboradores e nas relações da empresa com outras entidades.
FONTE: José Manoel Farias, Analista - Administrador na Fundação Hemocentro-DF, MBA em Gestão Empresarial-FGV., de Administração Geral, Administração Pública, Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo