“A lei parava na porteira das fazendas. O governo renunc...
“A lei parava na porteira das fazendas. O governo renunciava a seu caráter público. Um elementar senso de autodefesa dizia à população rural que era vantajoso submeter-se ao poder e a proteção do coronel.”
Victor Nunes Leal, na obra clássica “Coronelismo, Enxada e Voto”, publicada em 1949, dizia que o coronelismo era o compromisso entre o poder privado e o poder público. O compromisso, continuava ele, derivava de um longo processo histórico e se enraizava na estrutura social. A urbanização, a industrialização, a libertação do eleitorado rural e o aperfeiçoamento da justiça eleitoral, acreditava o autor, iriam enterrar Coronéis e Coronelismo.
Destacam-se como espaços sociopolíticos determinantes na ação dos coronéis
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da Alternativa Correta:
A alternativa B é a correta pois destaca alguns dos fatores cruciais que contribuíam para a manutenção do poder dos coronéis no Brasil. A precariedade dos serviços assistenciais do Estado e a incapacidade dos cidadãos de efetivarem seus direitos criavam uma dependência da população rural em relação aos coronéis, que assim assumiam o papel de "provedores" destes serviços e direitos, aumentando seu poder e influência. Além disso, a ampliação dos impostos atribuída aos municípios e a eleição dos prefeitos também eram mecanismos que fortaleciam a atuação e a influência dos coronéis no cenário político local.
Justificativa das Demais Alternativas:
- A: A ação dos imigrantes na lavoura do café não está diretamente relacionada com a manutenção do poder dos coronéis, que era mais associado ao controle político e econômico em áreas rurais.
- C: O movimento operário e a legislação trabalhista são temas mais associados à urbanização e à industrialização, não tendo um vínculo direto com a estrutura de poder dos coronéis.
- D: As fábricas surgidas, principalmente na Bahia, representam a industrialização, que por sua vez enfraqueceu a estrutura coronelista ao longo do tempo, mas não são espaços onde a ação dos coronéis se manifestava predominantemente.
- E: Enquanto o Positivismo teve seu papel no contexto intelectual e militar, não está claro o quanto essa ideologia influenciou diretamente a ação dos coronéis no contexto sociopolítico rural.
Portanto, a alternativa B é a mais adequada para explicar os espaços sociopolíticos que foram determinantes na ação dos coronéis, de acordo com a análise histórica apresentada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Bons Estudos
Bons estudos pessoal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo