Provoca-se erro gramatical ou incoerência textual ao
Leia o texto abaixo para, em seguida, responder a questão.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sobre a letra A: Segundo a maioria dos gramáticos, omite-se, normalmente, o artigo indefinido em apostos explicativos.
gabarito letra B
A) retirar “uma”(ℓ.1) antes de “província”(ℓ.2). ➡ não gera prejuízo remover o artigo indefinido da construção do aposto explicativo
B) retirar o pronome de “espalhar-se”(ℓ.3 e 4), escrevendo apenas espalhar. ➡ gabarito. gera erro. pois nesse sentido o verbo é pronominal.
C) substituir “delas”(ℓ.6) por dessas moedas. ➡ não gera erro. pois delas retoma anaforicamente o termo sugerido para substituição.
D) substituir “e sim”(ℓ.8) por mas sim. ➡ pode trocar de boa. o E depois de uma vírgula pode ser uma conjunção coordenativa adversativa. no caso em tela ele desempenha essa função.
E) inserir romanos depois de “governantes”(ℓ.13). ➡ posso inserir um determinante ou não, tendo em visa que o contexto já determina isso. é opcional.
bons estudos
Concordo em parte com o Elano, permita-me ser mais preciso.
COM O SE: "Sua eficiência no comércio fez a novidade espalhar-se..." Temos aqui duas orações sendo a segunda na voz reflexiva. A novidade é sujeito e complemento ao mesmo tempo, ela implica a ação de espalhar a si mesmo.
SEM O SE: "Sua eficiência no comércio fez a novidade espalhar para outras cidades-estado..."
O sujeito agora é outro, pois encontra-se apenas uma oração e o verbo se faz por meio de uma locução verbal ( fez espalhar [VL + verbo nominal]) , o núcleo do sujeito agora é eficiência e o núcleo do complemento é novidade. Em ordem direta fica mais fácil assimilar: Sua eficiência no comércio fez espalhar a novidade para outras cidades-estado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo