Com relação ao uso de sinais de pontuação, considere as seg...
Com relação ao uso de sinais de pontuação, considere as seguintes afirmativas:
1. As aspas utilizadas no primeiro parágrafo cumprem o mesmo papel das aspas utilizadas nos demais parágrafos.
2. Na linha 17, a vírgula depois de “detalhada” pode ser corretamente suprimida.
3. Na linha 47, a vírgula depois de “Australiana” pode ser corretamente suprimida.
Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: D
1. As aspas utilizadas no primeiro parágrafo cumprem o mesmo papel das aspas utilizadas nos demais parágrafos. ERRADO
Justificativa: No primeiro parágrafo as aspas são usadas para enfatizar a maneira como Kathleen é popularmente conhecida. Temos, contudo, outras ocorrências do uso das aspas no texto, como, por exemplo, logo no início do segundo parágrafo, a função de destacar um discurso, tornando assim a assertiva incorreta.
2. Na linha 17, a vírgula depois de “detalhada” pode ser corretamente suprimida. CERTO
Justificativa: Sim, a vírgula pode ser corretamente suprimida, transformando uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa em uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva. Ou seja, apesar de a primeira sentença atribuir um teor de tempo decorrido, a vírgula pode ser suprida sem que haja erro sintático na construção dos períodos.
3. Na linha 47, a vírgula depois de “Australiana” pode ser corretamente suprimida. CERTO
Justificativa: Correto. A vírgula não só pode como DEVE ser removida, uma vez que temos uma conjunção aditiva com o mesmo referente, não podendo assim ser separada. Vejamos:
"professora de imunologia e medicina genômica da Universidade Nacional Australiana, e forte defensora da petição para libertar Folbigg."
Fiquem na paz!
GABARITO: D
Quando Usar as Aspas?
- Enfatizar Discursos: Após encontrar o vaso quebrado, minha mãe disse: Muito “bonito” o que você fez.
- Citações Diretas: Segundo o Presidente da República: “Iremos combater a crise”.
- Estrangeirismo: Esperamos o “feedback” da professora.
- Neologismo: Essa noite vamos “caetanear” muito no show de Caetano Veloso.
- Gírias: A Cibele disse que “não rolou” as vendas de bilhetes.
- Citar Obras: A “Gioconda” é a obra mais famosa de Leonardo Da Vinci; O autor relata em seu artigo intitulado “Memórias de um Soldado”, sua vida durante a guerra.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/uso-das-aspas/
1. As aspas utilizadas no primeiro parágrafo cumprem o mesmo papel das aspas utilizadas nos demais parágrafos.
Incorreta. As aspas do primeiro parágrafo destacam um predicado, uma característica referente ao sujeito Kathleen Folbigg. Por seu turno, a partir da linha 29, por exemplo, as aspas isolam a fala de um personagem. O uso, pois, é distinto em pelo menos dois momentos;
2. Na linha 17, a vírgula depois de “detalhada” pode ser corretamente suprimida.
Correto. É possível retirar a vírgula citada, visto que ela isola uma oração subordinada adjetiva explicativa. Haverá, no entanto, mudança de sentido: de oração explicativa passará à restritiva;
3. Na linha 47, a vírgula depois de “Australiana” pode ser corretamente suprimida.
Correto. O uso da vírgula é absolutamente descartável, haja vista que o conectivo "e" liga dois apostos cujo núcleo é o substantivo Carola Vinuesa.
Letra D
A questão exige conhecimento sobre uso de pontuação. Analisemos:
1. Incorreta.
1ª parágrafo: Conhecida como “a pior assassina em série daAustrália” em seu julgamento em 2003, Kathleen Folbigg já passou quase 18 anos na prisão…
As aspas, no primeiro parágrafo, foram usadas para destacar uma característica de Kathleen Folbigg
3º parágrafo: “A ciência, neste caso, é convincente e não pode ser ignorada”, disse o professor Jozef Gecz, pesquisador e geneticista humano…”
No terceiro parágrafo, as aspas foram usadas para uma citação da fala do professor Jozef.
Assim, já podemos considerar incorreta essa assertiva, pois o enunciado diz que aspas cumprem a mesma função dos demais parágrafos.
2. Correta.
"Ao longo de vários recursos e uma investigação detalhada, que reexaminou as condenações de Folbigg em 2019, os juízes australianos rejeitaram categoricamente a noção de dúvida razoável em seu caso, dando mais peso às evidências circunstanciais apresentadas em seu julgamento e às ambíguas anotações escritas em seu diário, nas quais ela falava sobre as crianças e como se sentia diante da ausência delas. “
A vírgula está separando uma oração subordinada adjetiva explicativa. Caso se retire a vírgula, a oração passaria a ser subordinada adjetiva restritiva, isto é, mudaria o sentido, mas preservaria a correção gramatical. A banca examinadora poderia ter sido mais pontual no que ela queria, pois seria legal se tivesse indicado que a vírgula manteria a correção gramatical mesmo com a alteração de sentido, ou seja, ficou uma informação implícita fazendo com que o candidato até marcasse errado. Entretanto, foi a resposta que a banca examinadora considerou.
3. Correta.
“Carola Vinuesa, professora de imunologia e medicina genômica da Universidade Nacional Australiana, e forte defensora da petição para libertar Folbiggrreta.”
A vírgula, de fato, deve ser retirada, pois há duas estruturas apositivas fazendo referência ao mesmo termo (Carola Vinuesa), desse modo, devendo ser ligadas pela conjunção “e” e sem a interferência da vírgula para estar mais adequada à redação.
Somente as assertivas 2 e 3 estão corretas.
Gabarito da banca: D
Na 2 ( linha 17 ) pode, mas muda o sentido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo