Segundo a Portaria Ministerial que institui a Rede de Atenç...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - as Equipes de Consultório na Rua e Equipes de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório.
A questão aborda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é uma estratégia fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS) para oferecer cuidados integrais às pessoas com transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso de substâncias psicoativas, como crack, álcool e outras drogas. A RAPS é composta por diversos componentes e pontos de atenção, visando à promoção, prevenção e recuperação da saúde mental.
No contexto da atenção básica em saúde, as Equipes de Consultório na Rua têm um papel central. Elas são equipes multidisciplinares que atuam diretamente no território, incluindo pessoas em situação de rua, oferecendo cuidados integrais em saúde mental. Além disso, as Equipes de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório são importantes para oferecer suporte numa perspectiva de reinserção social e cuidado contínuo.
Justificativa das alternativas:
A - Hospital Psiquiátrico e Unidade Básica de Saúde: Embora as Unidades Básicas de Saúde (UBS) façam parte da atenção básica, os hospitais psiquiátricos não são considerados pontos de atenção na RAPS, pois a tendência é a desinstitucionalização e foco em tratamento comunitário.
B - Hospital Geral e Equipes de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório: Os hospitais gerais podem oferecer enfermarias psiquiátricas, mas não são pontos de atenção na atenção básica. Esta alternativa confunde níveis de atenção.
C - Enfermarias especializadas em Hospital Geral e Centros de Convivência: As enfermarias especializadas não se encaixam na atenção básica e não são o foco principal da RAPS. Os Centros de Convivência são espaços de integração social, mas não se restringem à atenção básica.
E - Centros de Atenção Psicossocial e Serviços Residenciais Terapêuticos: Os CAPs são fundamentais na RAPS, mas estão em um nível de atenção mais especializado, enquanto os Serviços Residenciais Terapêuticos são voltados para a reintegração social de pacientes desinstitucionalizados, não correspondendo diretamente à atenção básica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NA AB:
- UBS
- NASF
- Consultórios de Rua
- Atendimento residencial de caráter transitório
- Centro de convivência e cultura
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/803-sas-raiz/daet-raiz/saude-mental/l2-saude-mental/12588-raps-rede-de-atencao-psicossocial
O que é a Rede de Atenção Psicossocial
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos. As informações completas para adesão à Rede estão na Portaria do GM Nº 3.088. RAPS: é no município que ela acontece!
Na Atenção Básica
• Unidade Básica de Saúde; UBS
• Núcleo de Apoio a Saúde da Família; NASF
• Consultório de Rua;
• Apoio aos Serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório;
• Centros de Convivência e Cultura.
Atenção Psicossocial Estratégica
• Centros de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades.
Atenção de Urgência e Emergência
• SAMU 192;
• Sala de Estabilização;
• UPA 24 horas e portas hospitalares de atenção à urgência /pronto socorro, Unidades Básicas de Saúde.
Atenção Residencial de Caráter Transitório
• Unidade de Acolhimento;
• Serviço de Atenção em Regime Residencial.
Atenção Hospitalar
• Enfermaria especializada em hospital geral;
• Serviço Hospitalar de Referência (SHR) para Atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com mecessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Estratégia de Desintitucionalização
• Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT);
• Programa de Volta para Casa (PVC).
Estratégias de Reabilitação Psicossocial
• Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda;
• Empreendimentos Solidários e Cooperativas Socias
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo