Uma instalação de produção de petróleo conta com duas b...
Uma instalação de produção de petróleo conta com duas bombas alternativas acopladas em paralelo à tubulação de entrada de um poço petrolífero. As bombas promovem a saída de um fluxo de água em alta pressão, injetado no interior do poço para extração do petróleo. Em uma operação de manutenção, uma das bombas foi desligada, e o operador resolveu trocá-la por uma bomba de engrenagem. Na religação, o sistema apresentou falhas no funcionamento e teve de ser interrompido. Os operários acionaram a área de engenharia, mas tiveram que esperar o conserto da bomba alternativa para retomar o funcionamento do sistema.
Com relação à situação hipotética apresentada, julgue o item subsecutivo.
A falha no funcionamento pode estar associada às diferentes características das bombas alternativa e de engrenagem colocadas para trabalhar em conjunto.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
na bomba de engenagem o recalque é contínuo, nas alternativas o recalque é intermitente.
Imaginei 2 bombas em paralelo com válvulas de retenção. A bomba alternativa, por sua característica, gera uma pressão maior na linha, enquanto um bomba de engrenagem gera uma pressão menor, dessa forma, imagino que a diferença de pressão, na válvula de retenção impediria a bomba de engrenagem de funcionar corretamente, muito embora não tenha sido mencionado nada a respeito de diferença de pressão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo