Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao número de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922307 Enfermagem
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao número de ampolas de cloridrato de lincomicina, considerando: Cloridrato de lincomicina 2 g, IV, 6/6 h. Apresentação: Cloridrato de lincomicina ampola com 600 mg/2ml.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão de administração de medicamentos, especificamente a dosagem da lincomicina, e entender os cálculos envolvidos.

Alternativa correta: C - Quatro ampolas e aspirados 7 ml (6 ml + 1 ml da 4ª ampola em que foi acrescentado 1 ml de diluente).

A questão exige que saibamos calcular a quantidade de ampolas necessárias para atingir a dosagem prescrita de 2g de cloridrato de lincomicina intravenosa a cada 6 horas. A apresentação do medicamento é em ampolas de 600 mg/2 ml.

Para resolver a questão:

1. Primeiramente, precisamos converter a dosagem prescrita de gramas para miligramas: 2 g = 2000 mg.

2. Em seguida, verificamos a quantidade de medicamento por ampola, que é 600 mg.

3. Para encontrar o número de ampolas necessárias, dividimos a dose prescrita pela quantidade de medicamento por ampola:

2000 mg / 600 mg = aproximadamente 3,33 ampolas

Isso significa que precisamos de um pouco mais de 3 ampolas para atingir a dosagem de 2000 mg.

4. Como cada ampola contém 2 ml de solução, multiplicamos o número de ampolas pela quantidade de solução por ampola:

3,33 x 2 ml = 6,66 ml

Para facilitar a administração, arredondamos para 7 ml. Portanto, usaremos 4 ampolas, sendo 3 inteiras (6 ml) e parte da 4ª ampola (1 ml), totalizando 7 ml. Acrescentamos 1 ml de diluente à 4ª ampola para obter a quantidade necessária.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Duas ampolas e aspirados 10 ml (9 ml + 1 ml da 2ª ampola em que foi acrescentado 1 ml de diluente): Esta alternativa está incorreta porque a quantidade de 10 ml excede a dosagem necessária. Cada ampola contém 2 ml, então 10 ml corresponderiam a 5 ampolas inteiras (3000 mg), excedendo os 2000 mg prescritos.

B - Cinco ampolas e aspirados 2 ml (1 ml + 1 ml da 5ª ampola em que foi acrescentado 1 ml de diluente): Esta alternativa está incorreta porque 2 ml não fornecem a dosagem necessária. Com 600 mg/2 ml, 2 ml equivalem a apenas 600 mg, muito menos que os 2000 mg prescritos.

D - Três ampolas e aspirados 7 ml (6 ml + 1 ml da 3ª ampola em que foi acrescentado 1 ml de diluente): Esta alternativa está incorreta porque 3 ampolas fornecem 6 ml, o que resulta em 1800 mg, abaixo da dosagem prescrita de 2000 mg.

Desta forma, a alternativa C é a única que fornece a dosagem correta de 2000 mg utilizando a quantidade adequada de ampolas e diluente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da dosagem de cloridrato de lincomicina a ser administrada em um paciente, considerando a apresentação do medicamento e a dosagem recomendada. A partir dessas informações, é preciso calcular quantas ampolas devem ser utilizadas e quantos mililitros devem ser aspirados para que a dosagem seja correta. A resposta correta é a alternativa C, que indica a utilização de quatro ampolas e aspiração de 7ml, sendo 6ml de cloridrato de lincomicina e 1ml de diluente. As outras alternativas apresentam quantidades erradas de ampolas e/ou mililitros a serem aspirados, o que poderia resultar em uma dosagem incorreta do medicamento e consequentemente em prejuízos à saúde do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo