A respeito de vigas de concreto armado submetidas à flexão s...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Avaliando as afirmativas separadamente, verifica-se que:
- A alternativa A está errada. A linha neutra consiste em um plano fictício que separa a região comprimida e a região tracionada na seção transversal de uma viga. A linha neutra de uma viga submetida à flexão depende de vários fatores, tais como: magnitude do carregamento solicitante, altura útil e largura da viga e resistência à compressão do concreto. Logo, a linha neutra nem sempre passa pelo centro de gravidade da seção transversal;
- A alternativa B está errada. O módulo de elasticidade do concreto é cerca de 10 vezes menor que o módulo de elasticidade do aço;
- A alternativa C está errada. O concreto possui elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, ele é um material frágil frente à esforços de tração. Isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado;
- A alternativa D está errada. O módulo de elasticidade (E), também chamado de módulo de deformação, trata-se de uma constante mecânica dos materiais que representa uma medida de sua rigidez. O módulo de elasticidade é aferido em laboratório e é definido como o quociente entre a tensão exercida por um material e a sua respectiva deformação em regime elástico.
Por sua vez, a tensão normal (σ) consiste na tensão atuante perpendicularmente à seção transversal de um elemento, com a tendência de alonga-lo (tração) ou comprimi-lo. A tensão normal é calculada pelo quociente entre a força atuante e a área da seção transversal.
Já a deformação (ε) trata-se da variação da dimensão de um corpo quando uma força é aplicada no mesmo. Visto isso, a variação dimensional de um corpo consiste no produto entre sua dimensão inicial e a deformação na direção da dimensão.
Visto isso, de acordo com a Lei de Hooke, tem-se que:
Portanto, considerando a fase elástica do material, a alternativa D está errada, pois, quanto maior a tensão, maior o módulo de elasticidade longitudinal e vice-versa.
A única situação que causaria redução do módulo de elasticidade do concreto é quando o limite elástico do material é superado e surgem fissuras no concreto, o que, consequentemente, reduz o módulo de elasticidade longitudinal do concreto.
Gabarito do professor: Nenhuma
das Alternativas.
Gabarito da banca: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Somente se submetido à flexão PURA a LN passa pelo centro de gravidade da seção transversal
Alguem pode me explicar esse gabarito, pois o Modulo de Elasticidade = Tensão / Deformação.
Nao deveria aumentar o modulo se a tensão tbm aumenta? a questão não diz nada sobre a deformação ser maior ou menor que a tensao...
Livro - Temas de Engenharia Civil 7º ed. - Questao 7.2 - Pag 328
O diagrama tensão-deformação do concreto é curvo, não apresentando um limite de proporcionalidade bem caracterizado, como no caso do aço. Define-se, então, o módulo de elasticidade tangente (E) como a derivada da curva tensão-deformação. Esta (inclinação da reta tangente à curva) diminui à medida que a tensão (σ) cresce; ou seja: o módulo de elasticidade do concreto diminui com o aumento da tensão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo