A respeito dos materiais utilizados nas isolações dos cabos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993510 Engenharia Elétrica

A respeito dos materiais utilizados nas isolações dos cabos elétricos, considere as afirmativas a seguir:


I. O PVC possui baixa resistência aos agentes químicos.

II. O EPR suporta até 90ºC em regime permanente.

III. O XLPE possui baixa resistência aos impactos mecânicos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cloreto de Polivinila (PVC): Apresenta uma elevada rigidez dielétrica, embora inferior à de outros isolantes. Suas perdas dielétricas são notáveis, especialmente acima de 20 kV. Demonstra excelente resistência aos agentes químicos em geral e à água. Embora não propague a chama, sua combustão gera considerável quantidade de fumaça, gases corrosivos e tóxicos. Devido ao aumento significativo nas perdas dielétricas com o aumento da tensão, a NBR 14039 restringe o uso de cabos com isolamento em PVC a circuitos com tensão nominal até 3,6/6 kV. A temperatura máxima para serviço contínuo do condutor é de 70°C.

Borracha Etileno-Propileno (EPR): Possui uma rigidez dielétrica excelente e grande flexibilidade, mesmo em baixas temperaturas. Demonstra resistência excepcional a descargas e radiações ionizantes, mesmo quando submetida a altas temperaturas. Suas perdas dielétricas são baixas em misturas destinadas a cabos de média tensão. Apresenta resistência à deformação térmica, permitindo temperaturas de até 250 °C durante curtos-circuitos. Além disso, exibe boas características em relação ao envelhecimento térmico, conservando densidades de corrente aceitáveis em ambientes com temperaturas elevadas. A temperatura máxima para serviço contínuo do condutor é de 90°C.

Polietileno Reticulado (XLPE): Demonstrando excelente rigidez dielétrica, o XLPE exibe resistência satisfatória à deformação térmica em temperaturas de até 250 °C. A reticulação do polietileno permite a incorporação de cargas minerais e orgânicas, melhorando o comportamento mecânico, a resistência às intempéries e, especialmente, o comportamento ao fogo. Apresenta uma dispersão relativamente alta da rigidez dielétrica e pode experimentar o fenômeno do "treeing" com alguma frequência, mas isso pode ser contornado com misturas especiais de XLPE. A temperatura máxima para serviço contínuo do condutor é de 90°C; no caso do XLPE (EPR 105), essa temperatura é de 105°C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo