O segundo parágrafo do texto apresenta a seguinte expressão...
Leia o texto “De volta à tradição”, apresentado abaixo,
o qual é parte do capítulo de um livro, e, a partir dele,
responda a questão que o segue.
De volta à tradição
Em 1930, ocorreu uma mudança na vida de Villa-Lobos que deu à sua obra uma nova orientação, bastante forte. Iniciavam-se aí os quinze anos, aproximadamente, em que Villa-Lobos se dedicaria totalmente a seu país. Com isso, chegava ao fim o papel da vanguarda parisiense, marcada pela ousadia inovadora e pela criatividade experimental. Villa-Lobos manteve-se ligado ao pensamento nacional-brasileiro, mas não se relacionava mais com o público parisiense curioso e versado, que esperava dele uma música impressionante pouco convencional, exótica e excêntrica. Seus companheiros, agora, eram os funcionários do regime Vargas, que se prevaleciam da fidelidade nacional, e os professores de música pouco experientes e pouco viajados.
O retorno às formas tradicionais da música brasileira deu-se simultaneamente com a dedicação à língua materna. Nessa fase, as obras vocais novamente adquiriram maior importância, e foi possível a Villa-Lobos mais uma vez cultivar o contato com os poetas. Dentre eles, sobressaíram-se dois, com os quais o compositor, além do trabalho profissional conjunto, também teve uma estreita amizade por toda sua vida: Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, os poetas mais musicados do Brasil. A relação deles com Villa-Lobos era de especial intensidade e confiança.
Manuel Bandeira originava-se da grande cidade de Recife, no noroeste de Pernambuco. No início comprometido com o Simbolismo, Bandeira uniu-se, como muitos literatos e artistas de sua geração, ao Modernismo. Ele tinha amizade com uma série inteira de compositores, como Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Frutuoso Viana e Jaime Ovale. [...]
Carlos Drummond de Andrade foi o poeta lírico brasileiro mais representativo do século XX. No início, dedicava-se a poemas satíricos e logo foi influenciado pelo Modernismo e por Walt Whitman. Sua obra, no decorrer de sua fase criativa, dividiu-se em diversas facetas, em poemas do cotidiano, em poemas políticos e posteriormente, também, em obras metafísicas, como “A máquina do mundo”. [...]
NEGWER, M. Villa-Lobos. O florescimento da música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 210-212. (adaptado)
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Tema central da questão: A questão foca em identificar o grau da expressão "os poetas mais musicados do Brasil" no contexto da morfologia. Para responder corretamente, é importante compreender os diferentes graus dos adjetivos na língua portuguesa.
Alternativa correta: A - o grau superlativo relativo.
Justificativa da alternativa correta:
No contexto da morfologia, o grau superlativo relativo é utilizado para destacar um elemento em relação a um grupo, indicando que algo é "o mais" ou "o menos" em relação a outros elementos. Na expressão "os poetas mais musicados do Brasil", temos um exemplo claro de superlativo relativo, pois está comparando um grupo de poetas, destacando aqueles que foram mais musicados em relação aos outros.
Examinando as alternativas incorretas:
B - o grau superlativo absoluto: Esta alternativa está incorreta porque o superlativo absoluto se refere a uma qualidade no seu grau máximo, mas sem comparação com outros elementos. Exemplo: "muito musicados".
C - o grau comparativo de inferioridade: Incorrecto porque o comparativo de inferioridade expressa que algo é "menos" em relação a outro, como em "menos musicados".
D - o grau comparativo de igualdade: Esta opção está incorreta porque o comparativo de igualdade indica que duas coisas têm a mesma intensidade de uma qualidade, como em "tão musicados quanto".
E - o grau comparativo de superioridade: Incorreto, pois o comparativo de superioridade compara duas coisas, destacando que uma possui mais de uma qualidade que a outra, como "mais musicados do que". Esta opção difere do superlativo relativo por não indicar a posição de destaque dentro de um grupo.
Estratégia para resolver questões similares: Ao abordar questões de morfologia, é importante primeiro identificar que tipo de grau ou comparação a expressão está utilizando. Procure palavras-chave como "mais", "menos" e "tão" e considere o contexto da frase para determinar se a comparação é relativa ou absoluta.
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Gabarito A
Os poetas Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade são comparados a outros poetas.
Superlativo Relativo: ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada em relação a um conjunto de seres.
superlativo relativo (de superioridade)
Para não errar mais:
Grau comparativo:
Entre seres diferentes ou entre os mesmos seres...
Igualdade: Ele é tão inteligente quanto/como seu irmão
Superioridade: É mais esperto que/do que Marcos.
Inferioridade: Menos esperto que/do que João.
Superlativo:
Característica intensificada no Máximo Geralmente aparece com mais,..
Superlativo de Superioridade: é o mais desperto dos irmãos
No caso da questão: os poetas mais musicados do Brasil
Inferioridade: Menos + de
Garota menos simpática da turma.
Absoluto:
(Sem comparação com outros seres..)
Analítico: vem com palavras de intensidade...Extremamente, excessivamente, demasiadamente.
ela é demasiadamente linda.
Sintético: Vem com sufixo
ela é lindíssima.
Sucesso, Bons estudos,Nãodesista!
⚖~Matheus Oliveira~☕☠♪♫
Para não errar mais:
Grau comparativo:
Entre seres diferentes ou entre os mesmos seres...
Igualdade: Ele é tão inteligente quanto/como seu irmão
Superioridade: É mais esperto que/do que Marcos.
Inferioridade: Menos esperto que/do que João.
Superlativo:
Característica intensificada no Máximo Geralmente aparece com mais,..
Superlativo de Superioridade: é o mais desperto dos irmãos
No caso da questão: os poetas mais musicados do Brasil
Inferioridade: Menos + de
Garota menos simpática da turma.
Absoluto:
(Sem comparação com outros seres..)
Analítico: vem com palavras de intensidade...Extremamente, excessivamente, demasiadamente.
ela é demasiadamente linda.
Sintético: Vem com sufixo
ela é lindíssima.
Sucesso, Bons estudos,Nãodesista!
GRAU DO ADJETIVO
Comparativo
Superioridade - Mais (do) que
Igualdade - tão quanto
Inferioridade - menos (do) que
Superlativo:
Superioridade - O mais
Inferioridade - O menor
Analítico: Intensifica (sem uso do sufixo)
Sintético: íssimo / érrimo
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