Analise as assertivas a seguir, baseadas no terceiro parágr...
Leia o texto “De volta à tradição”, apresentado abaixo,
o qual é parte do capítulo de um livro, e, a partir dele,
responda a questão que o segue.
De volta à tradição
Em 1930, ocorreu uma mudança na vida de Villa-Lobos que deu à sua obra uma nova orientação, bastante forte. Iniciavam-se aí os quinze anos, aproximadamente, em que Villa-Lobos se dedicaria totalmente a seu país. Com isso, chegava ao fim o papel da vanguarda parisiense, marcada pela ousadia inovadora e pela criatividade experimental. Villa-Lobos manteve-se ligado ao pensamento nacional-brasileiro, mas não se relacionava mais com o público parisiense curioso e versado, que esperava dele uma música impressionante pouco convencional, exótica e excêntrica. Seus companheiros, agora, eram os funcionários do regime Vargas, que se prevaleciam da fidelidade nacional, e os professores de música pouco experientes e pouco viajados.
O retorno às formas tradicionais da música brasileira deu-se simultaneamente com a dedicação à língua materna. Nessa fase, as obras vocais novamente adquiriram maior importância, e foi possível a Villa-Lobos mais uma vez cultivar o contato com os poetas. Dentre eles, sobressaíram-se dois, com os quais o compositor, além do trabalho profissional conjunto, também teve uma estreita amizade por toda sua vida: Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, os poetas mais musicados do Brasil. A relação deles com Villa-Lobos era de especial intensidade e confiança.
Manuel Bandeira originava-se da grande cidade de Recife, no noroeste de Pernambuco. No início comprometido com o Simbolismo, Bandeira uniu-se, como muitos literatos e artistas de sua geração, ao Modernismo. Ele tinha amizade com uma série inteira de compositores, como Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Frutuoso Viana e Jaime Ovale. [...]
Carlos Drummond de Andrade foi o poeta lírico brasileiro mais representativo do século XX. No início, dedicava-se a poemas satíricos e logo foi influenciado pelo Modernismo e por Walt Whitman. Sua obra, no decorrer de sua fase criativa, dividiu-se em diversas facetas, em poemas do cotidiano, em poemas políticos e posteriormente, também, em obras metafísicas, como “A máquina do mundo”. [...]
NEGWER, M. Villa-Lobos. O florescimento da música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 210-212. (adaptado)
Analise as assertivas a seguir, baseadas no terceiro parágrafo do texto, e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. “Simbolismo” está com a inicial maiúscula pelo mesmo motivo que “Modernismo” também está.
II. A expressão “ao Modernismo” é introduzida por uma preposição por causa do verbo que a rege.
III. O terceiro parágrafo do texto
apresenta três períodos, todos
compostos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
I. ?Simbolismo? está com a inicial maiúscula pelo mesmo motivo que ?Modernismo? também está. ? correto, uso de iniciais maiúsculas em designações de áreas de estudos.
II. A expressão ?ao Modernismo? é introduzida por uma preposição por causa do verbo que a rege. ? correto, uniu-se a alguma coisa (preposição) + artigo definido "o"= ao.
III. O terceiro parágrafo do texto apresenta três períodos, todos compostos. ? incorreto, aqui temos um período simples, é formado por somente um verbo.: Sua obra, no decorrer de sua fase criativa, dividiu-se em diversas facetas, em poemas do cotidiano, em poemas políticos e posteriormente, também, em obras metafísicas, como ?A máquina do mundo?. [...]
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Arthur deu um exemplo do 4º parágrafo e não do terceiro...
Mas de toda forma, o terceiro parágrafo contém períodos simples!
Regras básicas para não morrer na praia:
1ª. De acordo com a norma ortográfica brasileira, os nomes das ciências e das disciplinas escolares ou acadêmicas devem ser escritos com iniciais maiúsculas. Assim, Filosofia, Fonética, Geografia, História, Linguagem, Lingüística, Matemática, Psicologia, Semântica.
2º Período simples (Oração absoluta) aquele que só tem 1 verbo/Oração.
No período composto temos a presença de mais de uma oração.
Sucesso Bons estudos, Nãodesista!
oraçao é verbo...!
Amigo Arthur Carvalho, no item III salvo engano você analisou o quarto paragrafo, na questão está pedindo o terceiro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo