“O Decreto nº 2.829, de outubro de 1998, constituiu a base ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: UFPB Prova: IBFC - 2023 - UFPB - Administrador |
Q2068717 Administração Pública
“O Decreto nº 2.829, de outubro de 1998, constituiu a base legal para a reestruturação de todas as ações finalísticas do governo. Esse decreto determina que o programa seja a forma básica de integração entre plano e orçamentos, fixa os princípios de gerenciamento dos programas e do plano, cria a figura do gerente de programa, fixa suas principais responsabilidades e cria a obrigação de avaliação anual de desempenho de todos os programas e do plano”.
O texto apresentado faz referência à Gestão Pública por Resultados, proposição construída no âmbito do modelo gerencial. De acordo com esta proposição, assinale a alternativa que apresenta um elemento de planejamento alinhado às bases do modelo gerencial.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise nos faz refletir sobre a gestão por resultado. Essa metodologia de gestão é derivada do modelo gerencial de administração, possui um foco no aumento da qualidade e da produtividade do serviço público. Além disso, ela contribui para o alinhamento entre o planejamento, a execução, a avaliação e o controle das ações governamentais, bem como para a melhoria do processo de accountability da gestão pública. Esse modelo faz com que o agente público possua maior autonomia de atuação e, consequentemente, possui um foco menor no controle procedimental.

Ademais, podemos destacar que a gestão por resultado é objetiva e foca no resultado. Assim, a necessidade de controle de resultados e de produtividade faz o Estado partir do princípio de que é necessário o controle dos resultados por meio de indicadores de desempenho e do acompanhamento do alcance das metas, o que possibilita a descentralização de funções e o incentivo à criatividade e à inovação. Portanto, os indicadores de desempenho caracterizam a gestão por resultado. Assim, vamos à análise das alternativas:

A.   CERTO. Conhecimento dos custos e dos níveis dos serviços – essa alternativa possui um elemento do planejamento, que é o conhecimento dos cursos envolvidos e os níveis de serviços prestados à sociedade;

B. ERRADO. Concentração da tomada de decisão – descentralização da decisão;


C. ERRADO. Substituição dos recursos humanos por tecnologia aplicada – utilização da TI como forma de aprimoramento e agregação, não como substituição;


D. ERRADO. Planejamento de curto prazo – Planejamento Estratégico, de longo prazo;


E. ERRADO. Análise de governabilidade – análise da governança, a qual representa
a capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra A - conhecimento dos custos e benefícios

Governabilidade não é a mesma coisa de Governança. Governabilidade tem teor político, enquanto Governança pode estar associado à accountability e complience.

A questão em análise nos faz refletir sobre a gestão por resultado. Essa metodologia de gestão é derivada do modelo gerencial de administração, possui um foco no aumento da qualidade e da produtividade do serviço público. Além disso, ela contribui para o alinhamento entre o planejamento, a execução, a avaliação e o controle das ações governamentais, bem como para a melhoria do processo de accountability da gestão pública. Esse modelo faz com que o agente público possua maior autonomia de atuação e, consequentemente, possui um foco menor no controle procedimental.

Ademais, podemos destacar que a gestão por resultado é objetiva e foca no resultado. Assim, a necessidade de controle de resultados e de produtividade faz o Estado partir do princípio de que é necessário o controle dos resultados por meio de indicadores de desempenho e do acompanhamento do alcance das metas, o que possibilita a descentralização de funções e o incentivo à criatividade e à inovação. Portanto, os indicadores de desempenho caracterizam a gestão por resultado. Assim, vamos à análise das alternativas:

A.   CERTO. Conhecimento dos custos e dos níveis dos serviços – essa alternativa possui um elemento do planejamento, que é o conhecimento dos cursos envolvidos e os níveis de serviços prestados à sociedade;

B. ERRADO. Concentração da tomada de decisão – descentralização da decisão;

C. ERRADO. Substituição dos recursos humanos por tecnologia aplicada – utilização da TI como forma de aprimoramento e agregação, não como substituição;

D. ERRADO. Planejamento de curto prazo – Planejamento Estratégico, de longo prazo;

E. ERRADO. Análise de governabilidade – análise da governança, a qual representa a capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

LETRA A. FIQUEI ENTRE A e E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo