Entre os séculos XVII e XVIII, o Brasil colonial esteve mar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q942340 História
Entre os séculos XVII e XVIII, o Brasil colonial esteve marcado por vários conflitos dos quais participavam escravos, estrangeiros, indígenas e colonizadores. No que se refere aos movimentos de resistência no período colonial, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Movimentos de resistência no Brasil colonial: Durante os séculos XVII e XVIII, o Brasil colonial foi palco de diversos conflitos envolvendo escravos, estrangeiros, indígenas e colonizadores. Estes conflitos eram uma resposta a diferentes tipos de opressões e buscavam, em muitos casos, maior liberdade e direitos.

Conjuração Baiana e Conjuração Mineira: Diferente do que sugere a alternativa A, a Conjuração Baiana de 1798 teve, de fato, um caráter mais radical, incluindo a luta pela abolição da escravatura, enquanto a Conjuração Mineira de 1789 não teve como objetivo principal a abolição, mas sim a independência e a liberdade econômica da elite colonial.

Guerra dos Mascates: A alternativa B apresenta uma descrição imprecisa da Guerra dos Mascates (1710-1711). Este conflito foi caracterizado pela disputa entre os senhores de engenho de Olinda, os mazombos, e os comerciantes do Recife, chamados de mascates, e não uma união entre eles.

Revolta dos Beckman: Na alternativa C, há um erro ao associar a Revolta dos Beckman, que aconteceu no Maranhão em 1684, com as disputas pela extração do ouro. A revolta foi, na verdade, uma resposta ao monopólio comercial da Companhia de Comércio do Maranhão e não estava relacionada diretamente à extração do ouro.

Inconfidência Mineira: A alternativa D é a correta. A Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi uma expressão do descontentamento colonial e representou um importante passo na luta pela independência. O movimento foi influenciado por transformações políticas internacionais, como as ideias iluministas e a Revolução Americana, e não teve a abolição da escravatura como um de seus principais objetivos.

Base social da Inconfidência Mineira: A alternativa E contém uma confusão ao afirmar que a base social do movimento era composta majoritariamente por escravos e negros libertos. Embora a abolição possa ter sido defendida por alguns inconfidentes, a liderança e a maior parte dos envolvidos eram membros da elite colonial, como proprietários de terras, militares e intelectuais.

A alternativa correta é a letra D: "O processo de luta pela independência da colônia começou a assumir os seus contornos a partir da Inconfidência Mineira, motivado por transformações políticas de caráter internacional, principalmente a difusão de ideias iluministas e a Revolução Americana."

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra C

A inconfidência Mineira teve como a maioria das revoluções da época a sua base em ideais iluministas, visava a separação do Brasil de Portugal, não tinha caráter abolicionista como algumas revoltas na Bahia.

gabarito letra D.

GABARITO D

O processo de luta pela independência da colônia começou a assumir os seus contornos a partir da Inconfidência Mineira, motivado por transformações políticas de caráter internacional, principalmente a difusão de ideias iluministas e a Revolução Americana.

Gabdarito D de dedique-se!!

A. No tocante aos seus objetivos, tanto a Conjuração Baiana como a Conjuração Mineira eram radicais na defesa da abolição da escravatura. A conjuração/inconfidência mineira não pregava o fim da escravidão.

B. A Guerra dos Mascates uniu reinóis e mazombos no movimento de resistência dos comerciantes do Recife ao governo português, que proibiu o comércio de açúcar e escravos. Este foi um conflito local, entre os senhores de Olinda e Recife. Os comerciantes de Recife não queriam mais se sujeitar a câmara de Olinda, o que leva ao conflito. Em 1709 é criada a câmara de Recife e em 1711 as cidades são equiparadas, ponde-se um fim ao conflito.

C. As disputas econômicas e políticas de âmbito local, como as Revolta dos Beckman no Maranhão, significavam a reação contra o aumento dos impostos exigidos pela Coroa na extração do ouro. Não sei onde está o erro, sei que se tratava de luta contra a companhia do comércio. Vale pesquisar afundo.

D. O processo de luta pela independência da colônia começou a assumir os seus contornos a partir da Inconfidência Mineira, motivado por transformações políticas de caráter internacional, principalmente a difusão de ideias iluministas e a Revolução Americana.

E. Na base social da Inconfidência Mineira predominavam os escravos e os negros libertos, inspirados nos ideais da Revolução Francesa e no exemplo da rebelião negra de São Domingos, que reagiram contra a escravidão.

qual o erro da C?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo