No que se refere ao processo de ruptura do sistema colonial...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Referente ao processo de ruptura do sistema colonial e a independência do Brasil, é importante destacar que a alternativa correta é a opção E. Este fato está associado às intenções das Cortes de Lisboa que, na época, manifestaram o desejo de recolonizar o Brasil.
As Cortes exigiam o retorno do príncipe-regente a Portugal e também demandavam a substituição dos governos provinciais no Brasil. Estas ações das Cortes portuguesas foram um dos fatores que contribuíram significativamente para o movimento de independência brasileiro, levando à ruptura com o domínio de Portugal.
As demais alternativas apresentam erros conceituais ou distorções históricas, como a sugestão de que houve uma ordem restaurada e fim das lutas nas províncias (alternativa A), ou que houve eleições imediatas e fim da escravidão (alternativa B), o que não corresponde com os fatos históricos.
É também incorreto afirmar que D. João VI, ao retornar a Portugal, deixou como tarefa a promoção da emancipação e da independência da colônia (alternativa C), ou que com a independência houve o fim da hegemonia comercial francesa e o favorecimento dos comerciantes portugueses (alternativa D).
Assim, a assertiva correta é a que aponta para a pressão exercida pelas Cortes de Lisboa para a recolonização e o consequente movimento de independência do Brasil (alternativa E).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO E
As Cortes de Lisboa almejavam recolonizar o Brasil e, para isso, exigiam o regresso do príncipe-regente e a substituição dos governos das províncias, o que contribuiu para a declaração de Independência.
Diz a tradição que antes de seguir viagem para Portugal D. João teria antecipado os futuros acontecimentos dizendo para o herdeiro: "Pedro, o Brasil brevemente se separará de Portugal: se assim for, põe a coroa sobre tua cabeça, antes que algum aventureiro lance mão dela".
Alguém poderia explicar essa letra C?
Tanto que temos o dia do fico, que salvo engano tem relação direta com essa questão.
Letra C diz que D. JOAO Vl Deixou o Pedro pra promover a independência o que é mentira, uma vez que a corte portuguesa queria a RECOLONIZAÇÃO do Brasil para assim continuar com o pacto colonial METRÓPOLE - COLÔNIA e vice-versa. :)
Questao que acerta quem é raso nessa parte da historia..
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo