Após a queda do behaviorismo como paradigma dominante da Ps...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Metáfora computacional
Vamos entender melhor o contexto desta questão. Após a queda do behaviorismo como paradigma dominante na Psicologia Científica, surgiu uma nova abordagem, o Cognitivismo. Esta abordagem trouxe uma nova metáfora para entender a mente. No behaviorismo, o foco era no comportamento observável e na aprendizagem através do condicionamento. No entanto, o cognitivismo direcionou o olhar para processos internos da mente, como memória, pensamento e percepção.
**Metáfora computacional:**
Os cognitivistas frequentemente utilizam a metáfora computacional para se referir à mente. Nesta metáfora, a mente humana é comparada a um computador. Assim como um computador processa informações, armazena dados e executa tarefas, a mente humana também realiza operações similares. Esta abordagem sugere que nossos processos mentais podem ser compreendidos em termos de manipulação de símbolos e processamento de informações, similar ao que ocorre em um computador.
Vamos agora discutir o motivo pelo qual esta alternativa é a correta e por que as outras não se aplicam:
A - Metáfora computacional
Esta é a alternativa correta. A metáfora computacional é central para o cognitivismo, pois concebe a mente humana como um sistema de processamento de informações, similar ao funcionamento de um computador. Esta abordagem permitiu o desenvolvimento de várias teorias e modelos que buscam explicar como as pessoas percebem, lembram, raciocinam e solucionam problemas.
B - Metáfora biológica
Embora a metáfora biológica seja relevante para certas áreas da psicologia, ela não é a principal metáfora utilizada pelo cognitivismo. A metáfora biológica se refere à compreensão da mente e do comportamento em termos de processos biológicos, como a neuroquímica e a fisiologia cerebral, o que está mais alinhado à neurociência.
C - Metáfora de Bell
Esta opção não se aplica ao cognitivismo. A metáfora de Bell não é uma concepção comum ou reconhecida na literatura cognitivista para descrever a mente. Na verdade, esta metáfora é mais associada a conceitos de comunicação e telecomunicações.
D - Metáfora de Magendie
De maneira similar à opção C, a metáfora de Magendie não é utilizada no cognitivismo. François Magendie foi um fisiologista francês, e sua contribuição principal foi no campo da neurofisiologia, não ligado diretamente à metáfora usada pelo cognitivismo.
Em resumo, ao entender o contexto e as bases do cognitivismo, fica claro que a metáfora computacional é a que melhor representa a forma como os cognitivistas veem a mente. Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo