Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q536564 Engenharia Florestal

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


Um incêndio florestal pode ser dividido em cabeça ou frente, base ou cauda e lados ou flancos. A cabeça é a parte que avança mais rapidamente, mas queima com intensidade intermediária; a cauda, situada em posição oposta à cabeça, queima com menor intensidade; e os flancos queimam com maior intensidade. Em uma operação de combate direto, os brigadistas devem atuar nos flancos, para maior segurança.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA. 

 

Não sei se consta mais erros, mas um é que não é necessariamento pelos flancos que se deve iniciar o combate ao incêndio. Só se deve quando os flancos avançam com relativa lentidão.

 

Flancos não queima com maior intensidade

Cabeça > avanço da propagação; > intensidade da queima; + difícil controle

Flancos e Base < intensidade e mais fácil controle.

Gabarito: errado.

Frente ou cabeça: é a parte do incêndio que se movimenta mais rápido. Um incêndio pode ter duas ou mais frentes e quando o vento muda de direção, os flancos ou a retaguarda podem se transformar em novas frentes.

• Cauda ou retaguarda: é a parte do incêndio que se move mais lentamente, propagando-se contra o vento.

• Flancos ou alas: são os dois lados do incêndio (esquerdo e direito), que devem ser determinados olhando-se da cauda em direção a cabeça.

Ataque inicial ou primeiro ataque

Essa fase também é conhecida com o termo “Impedir o avanço da frente principal do incêndio”, pois é a ação tomada com os recursos disponíveis para o primeiro combate ao incêndio.

Corresponde à primeira ação de combate propriamente e, nela, deve-se proceder estritamente de acordo com o definido no reconhecimento.

O normal e lógico é tratar, em primeiro lugar, de deter a frente de avanço que represente os maiores problemas (cabeça do incêndio).

Fonte: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo