A recomendação do World Wide Web Consortium (W3C) que espec...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta: B - XSD.
A questão aborda o tema de como descrever formalmente os elementos em um documento XML, de modo a garantir que o conteúdo esteja de acordo com as regras estruturadas para esses elementos. Este é um conceito fundamental na definição de XMLs, pois permite que os documentos sejam validados e interpretados de maneira consistente, independentemente de onde ou como são processados.
O XML Schema Definition (XSD) é um padrão do W3C para definir a estrutura e restringir o conteúdo de documentos XML. Através de um XSD, desenvolvedores podem descrever quais elementos e atributos podem aparecer em um documento, onde eles podem aparecer, e quão frequentemente. Além disso, XSD suporta tipos de dados e namespaces, o que ajuda na criação de XMLs mais complexos e com melhor governança.
As outras alternativas não descrevem corretamente a ferramenta ou padrão utilizado para essa finalidade específica:
- A - extensible stylesheet language for transformation (XSLT): É uma linguagem para transformar documentos XML em outros formatos, como HTML ou outro XML, mas não para definir a estrutura de um documento XML.
- C - definição de tipo de documento (DTD): Embora também seja usada para definir a estrutura de documentos XML, é uma tecnologia mais antiga e menos poderosa do que XSD.
- D - XLSX: É um formato de arquivo usado por planilhas do Microsoft Excel, não tendo relação com a validação de documentos XML.
- E - XML path language (XPath): É uma linguagem para navegar e selecionar partes de um documento XML, e não para definir a sua estrutura.
A resposta correta é B - XSD, pois é o padrão definido pelo W3C especificamente para descrever a estrutura de documentos XML e validar seu conteúdo contra essa estrutura.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
XML Schema é uma linguagem baseada no formato XML para definição de regras de validação ("esquemas") em documentos no formato XML. Foi a primeira linguagem de esquema para XML a obter o status de recomendação por parte do W3C. Esta linguagem é uma alternativa ao DTD, cuja sintaxe não é baseada no formato XML.
fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/XML_Schema
gab B
O XSD é o arquivo que define a estrutura de dados. O XML é o arquivo que contém os dados. Sim é possível trabalhar com um XML sem o XSD, mas é recomendável que você tenha um XSD.
Por exemplo, no XSD posso dizer que existe um campo chamado Data_de_Nascimento, que pode ser preenchido como nulo.
No arquivo XML caso o campo Data_de_Nascimento não seja preenchido o mesmo pode não ser apresentado.
No caso da integração de um sistema fortemente tipado, caso o programador se baseie em um XML que veio sem Data_de_Nascimento para criar suas classes, terá uma infeliz surpresa quando começar a vir XMLs contendo Data_de_Nascimento.
Então para assegurar a validade dos dados, utilizamos o XSD, que muitos chamam de Schema.
Porque não pode ser DTD, já que também é uma define uma gramatica?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo