Nas interações entre plantas e insetos, pode-se concluir que:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FEPESE Órgão: EPAGRI
Q1204699 Biologia
Nas interações entre plantas e insetos, pode-se concluir que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B: "A especialização de hospedeiro aumenta para os que devoram plantas com toxinas e nos cecidógenos."

Vamos entender o motivo:

Interações entre plantas e insetos são um tema fundamental na Ecologia e Ciências Ambientais. Esse tema envolve o estudo de como insetos herbívoros interagem com as plantas das quais se alimentam. As plantas desenvolveram várias estratégias de defesa, como a produção de compostos químicos tóxicos, enquanto os insetos desenvolveram mecanismos para superar essas defesas, resultando em relações complexas de coevolução.

A alternativa B está correta porque a especialização de insetos em hospedeiros específicos frequentemente ocorre quando as plantas produzem toxinas. Insetos que conseguem superar essas defesas químicas podem explorar nichos com menos competição, resultando em uma maior especialização. Cecidógenos, que são insetos que formam galhas, também tendem a ser altamente especializados, pois a formação de galhas exige uma interação muito específica com a planta hospedeira.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - "As plantas com alto vigor e nutrientes tendem a ser mais atacadas por insetos especialistas."

Esta alternativa está incorreta. Plantas com alto vigor e nutrientes geralmente atraem mais insetos generalistas do que especialistas. Especialistas tendem a se associar com plantas que possuem defesas específicas que eles conseguem superar.

C - "As plantas com melhor crescimento e valor nutritivo sempre serão as preferencialmente atacadas por mastigadores."

Esta afirmação é imprecisa. As plantas com melhor crescimento e valor nutritivo podem atrair insetos mastigadores, mas várias outras plantas com defesas menos robustas também podem ser preferidas, especialmente se os mastigadores forem generalistas.

D - "As plantas estressadas e com baixas defesas por compostos secundários tendem a ser mais atacadas por generalistas."

Embora as plantas estressadas possam ser mais vulneráveis a ataques, não é correto afirmar que isto é uma tendência geral. Plantas com baixas defesas podem, sim, ser mais suscetíveis, mas os fatores que levam ao ataque são mais complexos e incluem a disponibilidade de nutrientes e a presença de outros competidores.

E - "A polifagia é a tendência evolutiva nesta associação, por ser mais vantajosa ao permitir uso de diversos hospedeiros."

Embora a polifagia (capacidade de se alimentar de muitas plantas diferentes) possa ser vantajosa em alguns contextos, a especialização também tem suas vantagens, como a redução da competição e a adaptação a defesas específicas das plantas. Portanto, não se pode afirmar que a polifagia é uma tendência evolutiva predominante.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo