Acerca de circuitos elétricos e eletrônica digital, julgue o...
Os FPGAs (field programmable gate arrays) são dispositivos adequados para uso em prototipação de projetos de lógica digital e analógica. As principais vantagens desses dispositivos são a capacidade de personalização, o baixo custo de projeto e o alto desempenho desses componentes em comparação com outras soluções VLSI, que permitem integração em larga escala
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
Vamos entender o porquê dessa alternativa estar correta, começando com uma introdução sobre o tema. Os FPGAs (Field Programmable Gate Arrays) são dispositivos semicondutores que podem ser programados após a fabricação para realizar funções específicas de lógica digital. Eles são altamente versáteis e são usados em diversas aplicações para implementar circuitos digitais complexos.
Uma das principais vantagens dos FPGAs é a capacidade de personalização, que permite que o mesmo hardware seja reconfigurado para atender a diferentes necessidades de projeto. Além disso, eles são frequentemente utilizados para prototipagem e design de sistemas devido à sua flexibilidade.
Contudo, a afirmação de que os FPGAs oferecem baixo custo de projeto é questionável. Embora possam reduzir custos em relação a projetos que exigiriam a criação de circuitos integrados específicos (ASICs) em pequenos volumes de produção, os FPGAs podem ser mais caros em termos de componentes e consumo de energia para aplicações em larga escala. Portanto, afirmar que eles são uma solução de baixo custo sem considerar o contexto pode ser enganoso.
Além disso, a afirmação de que eles oferecem alto desempenho em comparação com outras soluções VLSI também é relativa. Os FPGAs oferecem flexibilidade e reconfigurabilidade, mas, em termos de desempenho, muitos ASICs podem superar os FPGAs, especialmente em eficiência energética e velocidade para tarefas específicas.
É importante destacar que, embora FPGAs possam suportar algumas funções analógicas, eles não são tipicamente utilizados para lógica analógica, uma vez que são otimizados para lógica digital. Por isso, afirmar que são adequados para lógica analógica não é preciso.
Portanto, a escolha da alternativa E - errado é justificável pelas incorreções nas afirmações sobre custo, desempenho e a adequação para lógica analógica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
FPGA (Field Programmable Gate Array) → em português "Arranjo de Portas Programáveis em Campo", é um circuito integrado projetado para ser configurado por um consumidor ou projetista após a fabricação – de onde advém "programável em campo". Ele é basicamente constituído por blocos lógicos, blocos de entrada e saída, e chaves de interconexão.
Para uma melhor compreensão dessa arquitetura é necessária a definição de alguns conceitos básicos como:
- Pinos: entradas e saídas dos blocos lógicos.
- Conexão: ligação elétrica de um par de pinos.
- Rede: um conjunto de pinos que estão conectados.
- Segmento de trilha: segmento não interrompido por chaves programáveis.
- Bloco de Comutação: utilizado para conectar dois segmentos de trilha.
- Canal de roteamento: grupo de duas ou mais trilhas paralelas.
- Bloco de conexão: permite a conectividade das entradas e saídas de um bloco lógico com os segmentos de trilhas nos canais.
#mantém
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo