Assinalar a alternativa que apresenta um trecho do texto qu...
Organização e Gestão de Eventos
Em primeiro lugar, a gestão de eventos surgiu como uma profissão que abrangia uma série de atividades diversas antes vistas como áreas distintas. Tais atividades incluem festivais, eventos esportivos, conferências, eventos turísticos e corporativos. Essa mudança gerou a necessidade de uma metodologia que fosse ampla o suficiente para atender a essa grande variedade de tipos de eventos, mas que também fosse flexível o suficiente para abranger ___ necessidades e diferenças individuais.
Em segundo lugar, os ambientes em que os eventos operam e as expectativas dos participantes se tornaram muito mais complexos e exigentes. Essa mudança levou ___ necessidade de uma metodologia consistente que responda bem às mudanças, além de ser capaz de considerar e gerenciar riscos.
Em terceiro lugar, o envolvimento dos governos e das empresas em eventos tem aumentado muito, tanto em termos das empresas que montam eventos de seu próprio interesse quanto das empresas e dos governos que investem nos eventos através de patrocínio e doações. Tal mudança gerou a necessidade de sistemas de gestão que fossem capazes de medir e garantir o retorno do investimento.
A gestão de eventos ainda está evoluindo como indústria e como profissão. Atualmente os eventos são mais essenciais à nossa cultura do que jamais foram. O tempo de lazer maior e a maneira mais cuidadosa de gastar levaram à proliferação de eventos públicos, celebrações e entretenimento. Os governos de hoje apóiam e promovem eventos como parte de suas estratégias para o desenvolvimento econômico, crescimento da nação e marketing de destino. As corporações adotam eventos como elementos essenciais em suas estratégias de marketing e de promoção de imagem, e os eventos transbordam dos nossos jornais e telas de televisão, ocupam muito do nosso tempo e enriquecem nossas vidas. Por isso, ___ medida que os eventos emergem como uma indústria em causa própria, é importante considerar quais os elementos que caracterizam tal indústria.
http://www.administradores.com.br/... - adaptado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão, focando na identificação de erros de acentuação. A pergunta pede para encontrar um trecho do texto que contém erro(s) de acentuação.
Tema da questão: Ortografia, especificamente acentuação gráfica.
Regra gramatical: Acentuação gráfica é regida por regras específicas, como a acentuação de palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. No caso do verbo "apoiar", a acentuação é influenciada pelo Novo Acordo Ortográfico, que alterou a acentuação de palavras com o ditongo aberto em paroxítonas.
Agora, vamos analisar cada alternativa:
A - “... a gestão de eventos surgiu como uma profissão que abrangia uma série de atividades diversas antes vistas como áreas distintas.”
Este trecho está correto. Não há erro de acentuação. As palavras estão acentuadas de acordo com as regras do português.
B - “Tais atividades incluem festivais, eventos esportivos, conferências, eventos turísticos e corporativos...”
Este trecho também está correto. Todas as palavras estão devidamente acentuadas, como "conferências", que é uma paroxítona terminada em ditongo.
C - “... empresas que montam eventos de seu próprio interesse quanto das empresas e dos governos que investem nos eventos através de patrocínio e doações.”
Aqui, este trecho está correto. As palavras "próprio" e "patrocínio" seguem as regras de acentuação para paroxítonas.
D - “Os governos de hoje apóiam e promovem eventos como parte de suas estratégias para o desenvolvimento econômico...”
Este trecho contém um erro. No Novo Acordo Ortográfico, o verbo "apoiar" não é mais acentuado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. A forma correta é "apoiam".
Justificativa da alternativa correta: A alternativa D contém um erro de acentuação, pois, após o Acordo Ortográfico, não se usa mais o acento agudo no ditongo aberto "ói" em paroxítonas. Portanto, a resposta correta é a alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: D
✓ “Os governos de hoje apóiam e promovem eventos como parte de suas estratégias para o desenvolvimento econômico...” (quarto parágrafo).
➥ O correto é "apoiam". As palavras com ditongo aberto, para simplificar, com ei ou oi pronunciados de maneira forte e aberta, não serão acentuadas quando forem paroxítonas. Uma maneira fácil de guardar isso é: se houver uma sílaba depois desses ditongos abertos, não haverá mais acento. Exemplo: assembleia (depois do ditongo ei, há a sílaba a). Aqui estão outras palavras que seguem a regra: estreia, ideia, geleia, heroico, paranoico, tireoide.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).
Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…
Regra de Acentuação para Oxítonas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...
Regra de Acentuação para Paroxítonas:
Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.
Regra de Acentuação para Proparoxítonas:
Todas são acentuadas. Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...
Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):
Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.
Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...
FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo