Referente à intoxicação exógena por benzodiazepínicos, assin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299344 Enfermagem
Referente à intoxicação exógena por benzodiazepínicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A intoxicação por benzodiazepínicos pode causar reações paradoxais, incluindo excitação, ansiedade, agressividade e delírio.

A) Incorreta- A alternativa propõe que uma das principais manifestações clínicas da intoxicação é a hipertensão arterial, estando incorreta, a clínica da intoxicação aguda está relacionada a  absorção de dose excessiva, com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. 

B) Correta- O Flumazenil bloqueia os efeitos centrais dos benzodiazepínicos por interação competitiva no receptor. O flumazenil está indicado na reversão completa ou parcial dos efeitos sedativos centrais dos benzodiazepínicos. Assim, é usado em anestesia e unidades de terapia intensiva nas seguintes indicações: Em anestesiologia: Encerramento de anestesia geral induzida e mantida com benzodiazepinas em pacientes hospitalizados; Neutralização do efeito sedativo dos benzodiazepínicos em procedimentos diagnósticos e terapêuticos de curta duração em pacientes hospitalizados e de ambulatório. Em terapia intensiva e manuseio de inconsciência de origem desconhecida: Diagnóstico e tratamento de superdose com benzodiazepinas; Determinar, nos casos de inconsciência de causa desconhecida, se a droga envolvida é uma benzodiazepina;  Para neutralizar, especificamente, os efeitos exercidos sobre o sistema nervoso central por doses excessivas de benzodiazepinas (restabelecimento da respiração espontânea e da consciência a fim de evitar a entubação e extubação consequentes). 

C)  Incorreta- A alternativa propõe que quando ingerida uma dose baixa de benzodiazepínicos, após 12h da ingestão, é indicada a realização de lavado gástrico, estando incorreta,  os benzodiazepínicos são frequentemente ingeridos com outros agentes, e a história é muitas vezes imprecisa. O tratamento inicial é de suporte com avaliação de vias aéreas, respiração e circulação. Oxigênio é administrado em todos pacientes com hipoxemia e acesso venoso e monitorização indicadas. A lavagem gástrica não é indicada, e a descontaminação com carvão ativado, apesar de ele se ligar eficazmente aos benzodiazepínicos, não é benéfica, e pode aumentar o risco de broncoaspiração; assim, na ausência de ingestão associada de outras substâncias, não é indicada.

D)  Incorreta- A alternativa propõe que os benzodiazepínicos são metabolizados no intestino, facilitando a meia-vida dessa medicação, estando incorreta, a biotransformação dos principais benzodiazepínicos ocorre no fígado, através de enzimas microssômicas.

E)  Incorreta- A alternativa propõe que a abstinência ocorre mais frequentemente com o uso de benzodiazepínicos de longa duração, sendo a principal manifestação a hipotensão arterial, estando incorreta, a abstinência de benzodiazepínicos é semelhante à abstinência alcoólica e, às vezes, é potencialmente fatal. Os sintomas podem incluir taquipneia, taquicardia, tremores, hiper-reflexia, confusão e convulsões. Pacientes em uso de benzodiazepínicos de ação rápida desenvolvem abstinência depois de 1 a 2 dias da última dose. O início da abstinência dos benzodiazepínicos de ação prolongada ocorre vários dias a uma semana após a cessação do uso.


Gabarito: Letra B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B, que afirma que o uso do flumazenil é indicado para inibir os efeitos dos benzodiazepínicos. Essa informação é precisa porque o flumazenil atua como um antagonista competitivo dos receptores GABA-A, nos quais os benzodiazepínicos exercem seus efeitos ansiolíticos, hipnóticos, anticonvulsivantes, e relaxantes musculares. Ao bloquear esses receptores, o flumazenil reverte os efeitos dos benzodiazepínicos, sendo, portanto, útil em casos de intoxicação exógena por essas substâncias. As outras alternativas estão incorretas por diferentes razões: A hipertensão arterial (Alternativa A) não é uma manifestação típica da intoxicação por benzodiazepínicos; ao contrário, a intoxicação costuma levar à sedação e hipotensão. O lavado gástrico (Alternativa C) não é indicado após 12 horas da ingestão de uma dose baixa de benzodiazepínicos, pois a janela de tempo útil para essa intervenção é muito mais curta e a substância já teria sido absorvida. Os benzodiazepínicos são metabolizados principalmente no fígado (Alternativa D), e não no intestino. Por fim, a abstinência de benzodiazepínicos (Alternativa E) é mais comum com o uso de benzodiazepínicos de curta duração e não se caracteriza predominantemente por hipotensão arterial, mas sim por sintomas como ansiedade, insônia, tremores e, em casos graves, convulsões.

. Uma das principais manifestações clínicas da intoxicação é a hipertensão arterial.

Incorreta. A intoxicação por benzodiazepínicos geralmente está associada a efeitos como sedação, ataxia, sonolência, e em casos mais graves, depressão respiratória e coma. A hipertensão arterial não é uma manifestação típica dessa intoxicação.

B. O uso do flumazenil é indicado para inibir os efeitos dos benzodiazepínicos.

Correta. O flumazenil é um antagonista específico dos benzodiazepínicos e pode ser usado para reverter os efeitos sedativos desses medicamentos, especialmente em situações de overdose ou intoxicação. No entanto, seu uso deve ser cuidadosamente monitorado, pois pode precipitar sintomas de abstinência ou convulsões em usuários dependentes.

C. Quando ingerida uma dose baixa de benzodiazepínicos, após 12h da ingestão, é indicada a realização de lavado gástrico.

Incorreta. O lavado gástrico é mais eficaz se realizado nas primeiras 1-2 horas após a ingestão de substâncias. Após 12 horas, a realização de lavado gástrico geralmente não é indicada, pois o medicamento já pode ter sido absorvido.

D. Os benzodiazepínicos são metabolizados no intestino, facilitando a meia-vida dessa medicação.

Incorreta. Os benzodiazepínicos são principalmente metabolizados no fígado, não no intestino. A meia-vida dos benzodiazepínicos é influenciada por seu metabolismo hepático e a presença de metabolitos ativos.

E. A abstinência ocorre mais frequentemente com o uso de benzodiazepínicos de longa duração, sendo a principal manifestação a hipotensão arterial.

Incorreta. A abstinência de benzodiazepínicos ocorre mais frequentemente com o uso crônico desses medicamentos, e as principais manifestações incluem ansiedade, agitação, tremores, e em casos graves, convulsões. A hipotensão arterial não é uma manifestação típica da abstinência.

Portanto, a alternativa correta é B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo