A desidratação em crianças é um agravo evitável, em grande p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2783404 Enfermagem

A desidratação em crianças é um agravo evitável, em grande parte, contribui para o aumento das taxas de mortalidade, em comunidades mais carentes.


Uma das complicações que podem ocorrer pela perda de líquido nos tecidos por conta da desidratação, dentre outras, é(são)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa D é a correta.

O tema central da questão é a desidratação em crianças, uma condição frequentemente observada em comunidades carentes, que, se não tratada adequadamente, pode levar a complicações sérias. A desidratação ocorre quando há uma perda acentuada de líquidos e eletrólitos do corpo, que são essenciais para o funcionamento normal das células e órgãos.

A alternativa D menciona a diminuição de alguns eletrólitos, como a hiponatremia. Na desidratação, a perda de sódio e água é comum, levando a um desequilíbrio eletrolítico, como a hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue. Esse é um dos efeitos fisiológicos específicos e frequentes no quadro de desidratação, especialmente em crianças.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - O aumento da pressão arterial: A desidratação, em geral, tende a levar à diminuição da pressão arterial devido à redução do volume sanguíneo, e não ao aumento. Portanto, esta alternativa não está correta.

B - A elevação do pH arterial para acima de 15: O pH normal do sangue arterial varia entre 7,35 e 7,45. Um pH acima de 15 é fisiologicamente impossível e incompatível com a vida. Portanto, essa alternativa reflete um erro conceitual.

C - A diminuição do pH sanguíneo, por conta da hemostasia: A hemostasia se refere ao processo de cessação de sangramento, não diretamente relacionado a alteração de pH sanguíneo. A desidratação pode levar à acidose metabólica, que é uma diminuição do pH, mas não devido à hemostasia.

E - A hiponatremia, a hiperpotassemia e aumento da frequência cardíaca: Embora a hiponatremia e o aumento da frequência cardíaca possam ocorrer, a hiperpotassemia (alta concentração de potássio no sangue) não é uma complicação comum da desidratação. Geralmente, a desidratação leva à hipocalemia (baixa de potássio), tornando esta alternativa incorreta.

Compreender os efeitos da desidratação e o impacto nos eletrólitos é crucial para profissionais de saúde, especialmente aqueles que trabalham com pediatria, para prevenir e tratar efetivamente essa condição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo