A respeito de plantas que causam fotossensibilização, julgue...
I - Na fotossensibilização secundária, o princípio tóxico, presente na planta, causa lesão hepática, deposita-se na pele e, quando em contato com a luz ultravioleta, produz fotodermatite.
II - A icterícia é um sinal clínico e achado microscópico presente tanto na fotossensibilização primária quanto na secundária.
III - Brachiaria sp. e Enterolobium sp. são exemplares de plantas que causam fotossensibilização secundária.
IV - A fotossensibilização primária ocorre quando um princípio tóxico pré-formado, presente na planta, é absorvido e chega ao tegumento via circulação sanguínea. Seu contato com os raios ultravioletas desencadeia a fotodermatite.
V - A Ammimajus é uma planta que causa fotossensibilização primária, sendo o furocumarínico o seu princípio tóxico. A quantidade de itens certos é igual a
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fotossensibilização primária é causada por Froelichia humboldtiana e acomete tanto os ruminantes quanto os equídeos. A doença é mais grave nos asininos, mas também causa grave prurido e desconforto em bovinos, caprinos e ovinos. Em equinos e muares, esse tipo de fotossensibilização é autolimitante.
A fotossensibilização secundária acomete principalmente ovinos ou bovinos jovens e é uma consequência da ingestão das plantas hepatotóxicas Brachiaria decumbens, Enterolobium contortisiliquum e Lantana camara.
s casos de fotossensibilização secundária foram mais graves que os da forma primária. Todos foram decorrentes da ingestão de plantas hepatotóxicas, com graves lesões crônicas no parênquima hepático. A maioria dos animais estava pastando áreas cultivadas com Brachiaria decumbens. Os primeiros relatos de fotossensibilização causados pela ingestão desta planta foram descritos no Mato Grosso do Sul e foram atribuídos ao fungo Pithomyces chartarum (), que produzem uma micotoxina hepatotóxica, denominada esporidesmina (). Atualmente, sabe-se que este fungo presente nos pastos de braquiária do Brasil não produz esporidesmina e o agente químico encontrado na planta na verdade são saponinas esteroidais que induzem injúria hepática (). No presente estudo, foram acometidos bovinos e ovinos jovens e somente entre os ovinos houve acometimento de adultos. Porém, os ovinos jovens foram a faixa etária mais acometida, semelhante ao observado em outros estudos ().
Os casos de fotossensibilização primária corresponderam a 58% dos casos de fotossensibilização, acometeram diferentes espécies e decorreram da ingestão da planta Froelichia humboldtiana, conhecida popularmente como “ervanço”. Estes achados comprovam a importância tóxica dessa planta para a pecuária do Semiárido, reforçando as observações descritas em estudos prévios sobre fotodermatite em diferentes espécies animais mantidas em pasto infestado por ervanço (, , ). Já os casos de fotossensibilização secundária acometeram somente ruminantes e foram causados principalmente pela ingestão de braquiária, semelhante ao observado em outras regiões do país (). Como esperado, os diagnósticos de alergias foram restritos a poucos casos.
I - Acredito que o erro consiste em que a lesão secundaria é só hepática e não se deposita na pele.
II - Icterícia é uma lesão macroscópica.
III, IV e V estão corretas.
ps: Se alguém tiver certeza sobre 1 e 2, favor comentar.
I - ERRADA. Na fotossensibilização secundária (ou hepatógena) há lesão hepática com consequente prejuízo na excreção da filoeritrina pela bile. É esta substância que vai se acumular no sangue e nos tecidos, absorver energia luminosa e causar a fotossensibilização.
II - ERRADA. A icterícia é um achado macroscópico.
III - CORRETA
IV - CORRETA
V - CORRETA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo