Uma rede tipo campus (Campus Area Network – CAN) pode ser pr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
A alternativa A é correta porque descreve um benefício fundamental do modelo hierárquico de redes. Ao estruturar uma Campus Area Network (CAN) de forma hierárquica, a rede é dividida em camadas funcionais e lógicas, tornando-a mais organizada. Essa organização em camadas ajuda a modularizar os diferentes aspectos da rede, o que facilita a escalabilidade, ou seja, a capacidade de expandir a rede conforme necessário. Além disso, um design modular também torna a rede mais compreensível, pois cada camada tem funções bem definidas, e isso simplifica o processo de solução de problemas, pois é mais fácil isolar e tratar questões que surjam em cada camada.
Essa abordagem é uma prática recomendada em redes de diferentes escalas, não apenas CANs, mas também em redes locais (LANs) e redes mais extensas (WANs). A ideia é que, ao seguir este modelo, os administradores de rede consigam manter o sistema organizado e eficiente, independentemente de sua complexidade ou tamanho.
As outras alternativas contêm imprecisões ou informações incorretas: a camada de distribuição não é necessariamente onde os equipamentos mais rápidos estão localizados, a camada de acesso não precisa formar uma rede mesh, os servidores de aplicação geralmente não estão na camada núcleo, e CANs não são tipicamente maiores do que MANs ou WANs.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A camada de acesso representa a extremidade da rede, onde o tráfego entra ou sai da rede do campus. Tradicionalmente, a função principal de um switch da camada de acesso é fornecer acesso à rede ao usuário. Os switches da camada de acesso se conectam aos switches da camada de distribuição, que implementam tecnologias de base de rede, como roteamento, qualidade de serviço e segurança.
Para atender à demanda de aplicativos e usuários finais de rede, as plataformas de comutação de próxima geração agora oferecem serviços mais convergentes, integrados e inteligentes para vários tipos de terminais na extremidade da rede. Construir inteligência nos switches da camada de acesso permite que os aplicativos operem na rede com mais eficiência e segurança.
A camada de distribuição faz interface entre a camada de acesso e a camada central para fornecer muitas funções importantes, incluindo o seguinte:
Agregar redes de armários de fiação em grande escala
Agregando domínios de broadcast da Camada 2 e limites de roteamento da Camada 3
Fornecimento de comutação inteligente, roteamento e funções de política de acesso à rede para acessar o resto da rede
Fornecimento de alta disponibilidade por meio de switches da camada de distribuição redundante para o usuário final e caminhos de custo igual para o núcleo
Fornecimento de serviços diferenciados para várias classes de aplicativos de serviço na borda da rede
A camada central é o backbone da rede. Ele conecta várias camadas da rede do campus. A camada central serve como agregador para todos os dispositivos da camada de distribuição e une o campus ao resto da rede. O objetivo principal da camada central é fornecer isolamento de falhas e conectividade de backbone de alta velocidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo