Leia a carta do rei de Portugal de 21 de dezembro de 1686, a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1974509 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia a carta do rei de Portugal de 21 de dezembro de 1686, ao então governador do Maranhão:


“Vos valereis ao mesmo tempo dos Missionários Capuchos de Santo Antônio, que têm as Missões do Cabo do Norte, e dos Padres da Companhia de Jesus, que forem mais a propósito a este fim, avisando-os da minha parte do que devem fazer, para se conservar sem desconfiança a sujeição dos índios das Aldeias, e se tratar e ajustar com segurança e paz e amizade do Gentio que não estiver domesticado. Com o cuidado destes Missionários podereis conseguir que os Missionários franceses não adquiram a prática dos Aruazes [Aruã], e que os Índios não busquem a comunicação alheia, esquecidos da própria e natural do meu domínio”.

(Adaptado de ANDRADE E SILVA, José Justino de. Collecção Cronologica da Legislação Portugueza. 1683-1700. Lisboa: Imprensa Nacional, 1859.)


Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A carta relata a disputa pelo controle dos súditos e das terras do Cabo Norte entre as ordens religiosas vinculadas diretamente ao papado e os representantes político-militares do império português.

II. A carta manifesta o desejo de impedir que missionários franceses catequizassem os Aruã, uma vez que a adoção do calvinismo pelos ameríndios aumentaria sua hostilidade histórica em relação aos portugueses.

III. A carta se refere à presença “estrangeira” como ameaça ao domínio político, econômico e religioso dos portugueses, que buscavam manter os índios em aldeamentos e estabelecer alianças com os não catequizados.


Está correto o que se afirma em

Alternativas