Em uma fábrica no Sudeste do país, foram identificados altos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3127131 Fonoaudiologia
Em uma fábrica no Sudeste do país, foram identificados altos níveis de ruído, que excedem os limites permitidos pela Norma Regulamentadora NR-15 do Ministério do Trabalho. A empresa possui aproximadamente 1.500 funcionários, dos quais 15% apresentaram sinais de perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR). Em 2018, com base na Resolução nº 6039, a equipe do local incluiu profissionais para monitorar e melhorar as condições laborais, mas o fonoaudiólogo permaneceu como um profissional não obrigatório. E somente em 2023, com base na Resolução nº 1.488 do Conselho Federal de Medicina e na Portaria do Ministério da Saúde MS/SVS nº 777, um novo protocolo foi estabelecido na empresa e o fonoaudiólogo foi introduzido como parte da equipe tanto para o monitoramento auditivo quanto para notificação para Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT).
Considerando a importância da atuação do fonoaudiólogo na Saúde do Trabalhador e os avanços legislativos e regulamentares relacionados à profissão, analise as proposições a seguir.

I- De acordo com a Resolução nº 428/2013, o fonoaudiólogo deve realizar avaliações periódicas para identificar possíveis agravos relacionados ao ambiente laboral, incluindo a análise de condições que possam afetar a audição e a voz dos trabalhadores.

II- A Resolução nº 428/2013 enfatiza que o fonoaudiólogo, ao detectar prejuízos ou agravos decorrentes do ambiente de trabalho, deve iniciar o quanto antes a intervenção, seja para realizar a adaptação dos aparelhos auditivos em caso de perda auditiva ou intervenção terapêutica para corrigir patologias da voz.

III- De acordo com a Resolução nº 428/2013, o fonoaudiólogo deve realizar avaliações periódicas para identificar possíveis agravos relacionados ao ambiente laboral, incluindo a análise de condições que possam afetar a audição e a voz dos trabalhadores.

IV- A Resolução nº 428/2013 determina que compete ao fonoaudiólogo a emissão do laudo em caso de diagnóstico da PAIR e sugestão de afastamento do trabalhador de suas atividades em caso de risco.

V- Conforme a Resolução nº 428/2013, cabe ao fonoaudiólogo indicar e fiscalizar o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) pelos trabalhadores expostos a ruído no ambiente de trabalho.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas