Mesmo contribuindo com a economia regional e nacional e gera...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q536581 Engenharia Florestal
Mesmo contribuindo com a economia regional e nacional e gerando empregos e bem-estar social, o setor madeireiro na Amazônia enfrenta alguns problemas, tal como a baixa qualidade das operações florestais, que tem como consequência a degradação da floresta. Nesse sentido, a exploração madeireira deve ser praticada de forma sustentável, a partir do manejo florestal, assegurando assim a manutenção da floresta para outro ciclo de corte. A respeito do manejo florestal na Amazônia brasileira, julgue o item a seguir.


Para um mesmo grupo de espécies, com mesmos diâmetros e crescendo em locais com qualidade de sítio similares, a exploração sustentada produz madeiras de propriedades tecnológicas superiores, em comparação à exploração predatória. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão um pouco confusa, mas creio que o erro seja: para explorar uma mesma localidade, tem que haver árvores de tamanhos diferentes em formato de J invertido, que é o medidor de qualidade da floresta, onde somente as com diâmetro de 50cm pra cima podem ser exploradas (ou com medidas específicas de cada espécie), então "Para um mesmo grupo de espécies, com mesmos diâmetros e crescendo em locais com qualidade de sítio similares" não define a exploração sustentável, além de que não há o que se falar em "propriedade tecnológica superior"

Se alguém tiver outro raciocínio, da um help aqui.

GAB: ERRADO

GABARITO: ERRADO.

As propriedades da madeira (físicas, químicas, organolépticas, mecânicas...) não são influenciadas pelo tipo de exploração da mesma. Simples assim.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo