Sobre as diferenças entre hub e switch, assinale a alternati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930402 Redes de Computadores
Sobre as diferenças entre hub e switch, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - Em um hub, todas as estações estão em um mesmo domínio de colisão, e, por isso, precisam usar CSMA/CD para programar as transmissões.

Vamos entender o tema da questão e por que a alternativa correta é a alternativa A.

Diferença entre Hub e Switch:

Os hubs e os switches são equipamentos de rede que atuam de maneiras diferentes na comunicação entre dispositivos.

Hub:

  • Domínio de colisão: Em um hub, todos os dispositivos conectados estão no mesmo domínio de colisão. Isso significa que, se dois dispositivos tentarem enviar dados ao mesmo tempo, ocorrerá uma colisão, e ambos os dispositivos terão que retransmitir os dados. Para gerenciar isso, é utilizado o protocolo CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection).
  • Transmissão de dados: Quando um hub recebe um quadro Ethernet, ele simplesmente retransmite o quadro para todas as portas, exceto para a porta de origem. Ele não verifica o endereço de destino, o que pode causar ineficiências e aumentar o tráfego na rede.

Switch:

  • Domínio de colisão: Diferente do hub, cada porta de um switch representa um domínio de colisão separado. Isso significa que as colisões são muito menos frequentes em redes que utilizam switches.
  • Transmissão de dados: Um switch é mais inteligente do que um hub. Quando um switch recebe um quadro Ethernet, ele verifica o endereço MAC de destino e encaminha o quadro apenas para a porta correta (aquela que está conectada ao dispositivo de destino). Isso reduz o tráfego desnecessário na rede.

Justificativa para a alternativa correta:

A alternativa A está correta porque descreve com precisão o funcionamento de um hub. Em um hub, todas as estações realmente estão em um mesmo domínio de colisão, e é necessário usar o protocolo CSMA/CD para gerenciar as transmissões. Isso ocorre porque os hubs operam na camada física do modelo OSI e não possuem capacidade de verificar endereços de destino ou segmentar o tráfego.

As outras alternativas estão incorretas por diferentes motivos:

  • B: Um hub não verifica o endereço Ethernet de destino; ele simplesmente retransmite o quadro para todas as portas.
  • C: A descrição dada é, na verdade, uma característica de um hub, não de um switch.
  • D: O modo promíscuo pode ser uma preocupação de segurança em qualquer tipo de rede, mas um switch é mais seguro do que um hub por verificar os endereços de destino.
  • E: Isso está correto para um switch, mas não descreve uma diferença entre hub e switch, e o enunciado da questão pede uma diferença.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre as diferenças entre hubs e switches e o porquê da alternativa correta ser a alternativa A. Se precisar de mais alguma ajuda, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na verdade sempre é usado CSMA/CD, mas por eliminação e pela primeira afirmativa "Em um hub, todas as estações estão em um domínio de colisão" é a letra A.

Hub é um polo concentrador de fiação e cada equipamento conectado a ele fica em um seguimento próprio. Por isso, isoladamente um hub não pode ser considerado como um equipamento de interconexão de redes, ao menos que tenha sua função associada a outros equipamentos, como repetidores. Os hubs mais comuns são os hubs Ethernet 10BaseT (conectores RJ-45) e eventualmente são parte d bridges e roteadores. Os Hub’s permitem dois tipos de ligação entre si.

Cascateamento: Define-se como sendo a forma de interligação de dois ou mais hub's através das portas de interface de rede (RJ-45, BNC, etc);

Empilhamento: Forma de interligação de dois ou mais hub’s através de portas especificamente projetadas para tal (Daisy-chain Port). Desta forma, os hub’s empilhados tornam-se um único repetidor. Observar que cada fabricante possui um tipo proprietário de interface para esse fim o que limita o emprego do empilhamento para equipamentos de um mesmo fabricante em muitos casos.

switch-funções de pontes e roteadores e hardware especial que lhe confere baixo custo e alta eficiência. Ele possui barramentos internos comutáveis que permitem chavear conexões, tornando-o temporariamente dedicado a dois nós que podem assim usufruir toda capacidade do meio físico existente.permite a troca de mensagens entre várias estações ao mesmo tempo e não apenas permite compartilhar um meio para isso, como acontece com o hub.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo