Suponha que o monitoramento do desmatamento (corte raso) da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474951 Geografia
Suponha que o monitoramento do desmatamento (corte raso) da floresta amazônica tenha sido feito com base na análise de imagens ópticas (faixas espectrais do visível e infravermelho próximo e médio) e de radar polarimétrico de abertura sintética. Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

As áreas desmatadas tipicamente apareceriam com um padrão tonal mais claro que o da floresta adjacente, tanto nas imagens ópticas como nas imagens de radar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: Errado (E)

Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e, ao mesmo tempo, explorar os conceitos importantes para resolver essa questão.

A questão aborda o monitoramento do desmatamento na Amazônia utilizando dois tipos de tecnologias de sensoriamento remoto: imagens ópticas e imagens de radar polarimétrico de abertura sintética (SAR).

Primeiramente, é fundamental compreender como cada uma dessas tecnologias funciona e como elas diferenciam áreas desmatadas de florestas:

Imagens ópticas: Utilizam faixas espectrais do visível e infravermelho próximo e médio. Nas imagens ópticas, as áreas desmatadas geralmente aparecem com uma tonalidade mais clara em comparação com a floresta adjacente. Isso ocorre porque a vegetação densa da floresta reflete menos luz visível e infravermelha, enquanto o solo exposto ou vegetação rala das áreas desmatadas reflete mais.

Imagens de radar polarimétrico de abertura sintética (SAR): Utilizam micro-ondas para detectar a superfície da Terra. No caso das imagens de radar, a situação é um pouco diferente. As áreas desmatadas geralmente aparecem com uma tonalidade mais escura em comparação com a floresta adjacente. Isso ocorre porque o radar SAR é sensível à estrutura física das superfícies. A vegetação densa da floresta reflete mais o sinal do radar, resultando em um retorno mais forte (padrão tonal mais claro), enquanto o solo exposto ou vegetação rala reflete menos, resultando em um retorno mais fraco (padrão tonal mais escuro).

Portanto, a afirmação da questão está incorreta quando diz que as áreas desmatadas apareciam com um padrão tonal mais claro tanto nas imagens ópticas como nas imagens de radar. Na realidade, nas imagens de radar, essas áreas aparecem mais escuras.

Resumo:

  • Imagens ópticas: áreas desmatadas = mais claras
  • Imagens de radar (SAR): áreas desmatadas = mais escuras

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nas imagens de radar o tom da floresta é mais claro.

As áreas desmatadas possuem um tom mais escuro, pois a temperatura será maior nesses locais.

Acredito que a temperatura não interfira neste processo, pois não trata-se de sensor termal.

Imagens de radar

- Áreas florestadas: Vegetações fotossinteticamente ativas que armazenam água em suas estruturas foliaresinternas apresentam tons de cinza claros nas imagens de radar (devido a elevada constante dielétrica da água)

- Solo exposto: A ausência de água atua inversamente no processo. Tendo, o solo, menor constante dielétrica que a água, mais escuro será o tom de cinza.

Imagens ópticas

- Áreas florestadas: Vegetação tem uma forte absorção da radiação eletromagnética na faixa do vermelho (valores altos de reflexão - tons escuros de cinza)

- Solo exposto: Apresentam absorção no intervalo espectral correspondente ao azul (valores de reflexão baixos - tons claros de cinza)

Qualquer inconsistência, me corrijam!

nas imagens de radar o desmatamento apresenta tons mais escuros.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo