“Vários países comemoraram o acordo por realizar algo indes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2347876 Português
Leia o texto a seguir:


Nações fecham acordo na COP28 para transição para longe dos combustíveis fósseis


Representantes de quase 200 países concordaram na cimeira do clima COP28, nesta quarta-feira (13), em começar a reduzir o consumo global de combustíveis fósseis para evitar o pior das alterações climáticas, um acordo inédito que sinaliza o eventual fim da era do petróleo.

O acordo fechado em Dubai, após duas semanas de negociações árduas, tinha como objetivo enviar um sinal poderoso a investidores e formuladores de políticas de que o mundo está unido em seu desejo de romper com os combustíveis fósseis, algo que os cientistas dizem ser a última melhor esperança para evitar uma catástrofe climática.

O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, chamou o acordo de "histórico", mas acrescentou que seu verdadeiro sucesso será em sua implementação.

"Somos o que fazemos, não o que dizemos", disse ele ao plenário lotado na cúpula. "Devemos tomar as medidas necessárias para transformar este acordo em ações tangíveis."

Vários países comemoraram o acordo por realizar algo indescritível em décadas de negociações climáticas.

"É a primeira vez que o mundo se une em torno de um texto tão claro sobre a necessidade de fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis", disse o ministro das Relações Exteriores da Noruega, Espen Barth Eide.

Mais de 100 países pressionaram duramente por uma linguagem forte no acordo da COP28 para "eliminar gradualmente" o uso de petróleo, gás e carvão, mas enfrentaram forte oposição do grupo de produtores de petróleo liderado pela Arábia Saudita, a Opep, que argumentou que o mundo pode reduzir as emissões sem evitar combustíveis específicos.

Essa batalha levou a cúpula a um dia inteiro para a prorrogação na quarta-feira, e fez com que alguns observadores temessem que as negociações terminassem em um impasse.

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo controlam quase 80% das reservas provadas de petróleo do mundo, juntamente com cerca de um terço da produção global de petróleo, e seus governos dependem fortemente dessas receitas.

Pequenos Estados insulares vulneráveis ao clima, por sua vez, estavam entre os defensores mais vocais da eliminação gradual dos combustíveis fósseis e tinham o apoio de grandes produtores de petróleo e gás, como Estados Unidos, Canadá e Noruega, juntamente com o bloco da UE e dezenas de outros governos.


Fonte: https://www.jb.com.br/brasil/meio-ambiente/2023/12/1047826-nacoesfecham-acordo-na-cop28-para-transicao-para-longe-dos-combustiveis-fosseis.html. Acesso em: 14 dez. 2023. Excerto. 
“Vários países comemoraram o acordo por realizar algo indescritível em décadas de negociações climáticas” (5º parágrafo). O trecho que apresenta outro verbo no mesmo modo e tempo de “comemoraram” é: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comemoraram está conjugado no pretérito perfeito do indicativo, na terceira pessoa do plural.

Acrescentou está conjugado no pretérito perfeito do indicativo, na terceira pessoa do singular.

Para decorar esse modo, eu uso o macete "Ontem eu comemorei", "Ontem tu comemoraste", "Ontem ele comemorou", "Ontem nós comemoramos", "Ontem eles comemoraram". A partir disso, é possível perceber que as desinências são: ei, aste, ou, amos e aram.

Letra B acrescentou que seu verdadeiro sucesso será em sua implementação” (3º parágra

comemoraram

modo - indicativo

tempo - pretérito perfeito

acrescentou - verbo "acrescentar" no pretérito perfeito do indicativo (indica uma ação finalizada no passado)

a - presente do indicativo

b- pretérito perfeito indicativo

c- presente do indicativo

d - pretérito imperfeito subjuntivo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo