Alfabetizada em português só aos 20 anos, // foi selecionada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q753632 Português

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte

Laboratório indígena 

    Lindalva − uma índia tikuna − entrou cabisbaixa no laboratório de anatomia e saiu de lá com um sorriso vitorioso. “A professora falou que sou dez”, disse, guardando o jaleco na mochila a caminho do ponto de ônibus. Nas aulas práticas de medicina da Universidade de Brasília, os alunos são divididos em duplas para dissecar partes de um cadáver. “Eu achei o plexo cervical, braquial, artéria, em menos tempo do que tinham pedido.” O pai de Lindalva era caçador na aldeia tikuna em que viviam, a mais de mil quilômetros de Manaus, e ela estava acostumada a preparar carne de macaco para guisados. “As estruturas anatômicas são muito parecidas”, explicou.

    Aos 35 anos, Lindalva Felix Zaguri saiu pela primeira vez do Amazonas diretamente para a UnB, no ano passado. Alfabetizada em português só aos 20 anos, tendo cursado um supletivo e trabalhando em período integral para sustentar os dois filhos sozinha, foi selecionada por um convênio entre a UnB e a Funai. Lindalva é a prova viva de um empreendimento que deu certo: apostar no esforço pessoal de quem trilha caminhos não convencionais para chegar a um resultado expressivo no plano da tecnologia.

(Adaptado de: Paula Scarpin, Revista Piauí n. 86, p. 93)

Alfabetizada em português só aos 20 anos, // foi selecionada por um convênio entre a UnB e a Funai. O nexo lógico entre os dois segmentos acima fica explicitado corretamente começando-se a frase com
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E.

 

O fato de ela ter sido alfabetizada em português só aos 20 anos não foi suficiente para impedi-la de ser selecionada por um convênio entre a UnB e a Funai.

 

Semanticamente, é uma ideia de concessão (não obstante).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo