Analise as afirmativas a seguir: I. Na perspectiva da Gest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704256 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a psicopatologia é o estudo da interrupção, da inibição ou outros acidentes no processo do ajustamento criador. É o estudo da maneira como uma pessoa funciona em seu meio, do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio, da influência dos neurotransmissores e hormônios na qualidade de vida do indivíduo. É nessa fronteira de contato que os eventos psicológicos têm lugar. II. A entrevista fenomenológica está concebida como uma relação interpessoal real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. Pretende definir uma relação terapêutica baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Essa entrevista está orientada à tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo, facilitando a expressão de emoções e valores através do comportamento não diretivo do terapeuta.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C: A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. Vamos entender por quê.

Comentando a Afirmativa I:

A afirmativa I menciona a perspectiva da Gestalt-terapia e descreve a psicopatologia como o estudo da interrupção no processo de ajustamento criador. Até essa parte, está de acordo com a visão da Gestalt, que se foca nas experiências de contato do indivíduo com o meio. Contudo, o enunciado também destaca a influência dos neurotransmissores e hormônios, que não é o foco principal da Gestalt, mas sim de abordagens mais biológicas da psicologia. Assim, a inclusão desse aspecto torna a afirmativa incorreta.

Comentando a Afirmativa II:

A afirmativa II descreve corretamente a entrevista fenomenológica, que é uma técnica centrada no aqui e agora, focando na relação interpessoal entre terapeuta e paciente. Ela menciona as três atitudes fundamentais: empatia, aceitação incondicional e autenticidade, o que está em linha com a prática fenomenológica e humanista da psicologia. Além disso, o comportamento não diretivo do terapeuta e a facilitação da expressão emocional são características típicas desse tipo de entrevista, o que torna a afirmativa correta.

Comentando as Alternativas:

A - As duas afirmativas são verdadeiras: Esta alternativa está incorreta porque a afirmativa I é falsa, conforme explicado.

B - A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa: Incorreta, pois a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.

D - As duas afirmativas são falsas: Também incorreta, já que a afirmativa II é verdadeira.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I (ERRADA) Na perspectiva da Gestalt-terapia, a psicopatologia é o estudo da interrupção, da inibição ou outros acidentes no processo do ajustamento criador, É o estudo da maneira como uma pessoa funciona em seu meio, do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio Para Perls, “o estudo do modo que o ser humano funciona no seu meio é o estudo do que ocorre na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio. É neste limite de contato que ocorrem eventos psicológicos” , o autor posicionava se radicalmente contra a cisão sujeito-objeto: “os psicólogos que mantêm uma concepção dualista do homem o vêem operando como forças opostas que partem o indivíduo em pedaços. Por outro lado, nós os vemos como aspectos de uma mesma coisa (...)” 

II -(CORRETA)A entrevista fenomenológica está concebida como uma relação interpessoal real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. Pretende definir uma relação terapêutica baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Essa entrevista está orientada à tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo, facilitando a expressão de emoções e valores através do comportamento não diretivo do terapeuta.

Errei, pois em meus resumos de ROGERS consta que o tripé da terapia centrada no cliente é:

empatia, congruência e autenticidade ; OU

empatia, congruência e aceitação incondicional (como sinônima de autenticidade)

Mas na questão, aborda os 3, indissociáveis;

empatia, aceitação incondicional e autenticidade (deixando de lado a CONGRUENCIA)

Algum humanista pra me dar um HELP? rs

I - Como é que o Perls enxergava a Psicopatologia? Essa concepção de tudo indissociável é confusa demais, a doença é um todo indissociável?

II - Empatia, Aceitação Incondicional e Autenticidade não são características da Abordagem Centrada na Pessoa definidas por Carl Rogers?

Eu acho que o problema foi esses hormonios no meio da história

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo