A perícia médico-legal em um cadáver indica uma lesão na ca...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (16)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No presente caso, poderíamos verificar também o sinal de Benassi- Cueli Benassi- ocorre nos tiros encostados/apoiados- tiros dados no crânio ou em escápulas, em que geralmente é encontrado um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada.
A) INCORRETO- SINAL DO RASGÃO DE NERIO ROJAS- nos tiros a curta distâncias, a roupa é rasgada apresentando um aspecto cruciforme.
B) INCORRETO- O caso demonstra um caso de tiro encostado/apoiado.
C) INCORRETO- um tiro a curta distância não impediria a formação do cone de dispersão.
D) INCORRETO- O meio mecânico, O agente é perfurocontundentE; A lesão, A ferida é perfurocontusA.
E) CORRETO- conforme explicação inicial.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E
o enunciado trata de uma lesão por disparo de arma de fogo na modalidade tiro encostado.
a lesão no caso trata da câmara de mina de Hoffman, também conhecida por:
Sinal da boca da Mina de Hoffman – na pele que recobre osso. Sempre acompanhada do sinal de Benassi.
§ Sinal de Benassi – sujeira trazida pelo PAF, no osso, quando acontece a lesão de boca de mina de Hoffman
ATENÇÃO: A lesão provocada por PAF é perfurocontusa.
a impregnação de fumaça, ou seja, a zona de esfumaçamento é constatação de disparo de paf à curta distância, em consonância com a alternativa E. Na alternativa D, o correto seria lesão pérfuro-contundente. Na C, o que impossibilita o cone de dispersão é o disparo à longa distância. A alternativa B é o oposto do respondido na E e na C. Por fim, na alternativa A, o Sinal de Nerio Rojas é o sinal do dilaceramento crucial, que se caracteriza pelo rasgão em forma de cruz, no orifício de entrada de projétil de arma-de-fogo causado no tecido da roupa.
Ferimentos de entrada em tiros encostados: estes ferimentos com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases de explosão penetram o ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. Muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de hoffmann.
Nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, principalmente quando a arma está sobre a pele, pode -se encontrar um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada (Sinal de Benassi).
MEDICINA LEGAL -GENIVAL VELOSO DE FRANÇA - DÉCIMA EDIÇÃO - PÁGINA 116
· com característica estrelada na pele: sem dúvida esta característica refere-se a “câmara de mina de Hoffmann”;
· da pólvora no conduto produzido através da massa encefálica: Esse sinal trata-se do sinal de “Schusskanol”; Diferentemente do sinal de Benassi que deixa impregnado no PERIÓSTEO halo de fuligem; Sinais parecidos, mas diferentes SCHUSSKANOL ≠ BENASSI
COMENTÁRIOS DO MESTRE, NA PAGINA (facebook) DO PROF PAULO VASQUES DO CURSO DAMASIO
Trata-se de lesão provocada por projétil de arma de fogo, portanto, perfurocontusa. A lesão em forma estrelada no couro cabeludo (pele) indica lesão de entrada com formação de câmara de mina de Hoffman, que ocorre em tiros encostados, ou lesão de sáida. O achado de pólvora e fumaça no conduto (túnel de lesão) indica que a lesão é de ENTRADA. Poderíamos ter também o depósito de fumaça e pólvora ao redor do orifício de entrada no osso do crâneo, sinal de Benassi, o que não foi descrito pelo autor.
O projétil ogival, estriado ou não, é projétil que não tem características que nos permitam afirmar ser de alta energia cinética, como também as características da lesão.
PORTANTO, temos lesão de camara de mina de Hoffman que ocorre em tiros encostados no crâneo
GABARITO: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo