Em relação à contraindicação do Ecocardiograma sob estresse ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Médico - Ecocardiografia |
Q2636533 Medicina

Em relação à contraindicação do Ecocardiograma sob estresse físico e farmacológico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Pacientes com hipertensão arterial descontrolada.

( ) Pacientes que já apresentaram reações adversas ao uso da medicação (dobutamina), e naqueles que fazem uso de medicamentos chamados xantinas (aminofilina).

( ) Pacientes com histórico de asma ou chiado no peito.

( ) Para pacientes com arritmia ventricular.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - V - V - V - V

Tema Central: A questão aborda as contraindicações do ecocardiograma sob estresse físico e farmacológico. Para resolver esta questão, é essencial compreender as situações em que o exame não deve ser realizado devido aos riscos potenciais para o paciente. Conhecimentos sobre situações médicas específicas, como hipertensão não controlada, reações adversas a medicamentos, histórico de distúrbios respiratórios como asma, e arritmias cardíacas são cruciais.

Justificativa da Alternativa Correta:

(V) Pacientes com hipertensão arterial descontrolada: Pacientes com pressão arterial elevada que não está sob controle são contraindicados para o ecocardiograma sob estresse, pois o estresse adicional pode exacerbar a condição.

(V) Pacientes que já apresentaram reações adversas ao uso da medicação (dobutamina) e naqueles que fazem uso de medicamentos chamados xantinas (aminofilina): O ecocardiograma sob estresse farmacológico frequentemente utiliza dobutamina, e pacientes que tiveram reações adversas a esta medicação ou que usam xantinas, que podem interferir na ação da dobutamina, são contraindicados.

(V) Pacientes com histórico de asma ou chiado no peito: O exame pode causar broncoespasmo em pacientes com histórico de asma, tornando-se uma contraindicação.

(V) Para pacientes com arritmia ventricular: O estresse causado pelo exame pode piorar as arritmias, tornando-o arriscado para esses pacientes.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - V - F - F - F: Incorrecta, pois todas as afirmações são verdadeiras, mas a opção considera a maioria como falsa.

C - F - V - F - F: Incorrecta, já que a primeira e a terceira afirmações são verdadeiras, mas esta opção as considera falsas.

D - F - V - V - V: Incorrecta, porque a primeira afirmação é verdadeira, mas a opção a considera falsa.

E - V - V - V - F: Incorrecta, porque a quarta afirmação também é verdadeira, mas a opção a considera falsa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo