Observe o seguinte texto: “Só é possível pensar com palavra...
“Só é possível pensar com palavras, isto é, com imagens. Por isso as palavras dominam o mundo, e as ideias, em sua ação imediata, pertencem a elas.”
Assinale a opção que apresenta uma frase em que a palavra sublinhada mostra o mesmo significado que nesta frase original.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém para explicar?
Quando vc fica entre duas e marca a ERRADA!!!.
Nada de novo no front
Dica, nesse tipo de questão, uma macete que eu utilizo é de escrever em cima das palavras em análise outras palavras que sirvam naquele contexto e, após isso, ver se essas palavras servem para substituir as que apresentam nas assertivas.
- A) Primeira passagem: o COM apresenta valor de MEIO, significa dizer: Através de, por meio de, etc.
- Segunda passagem: o COM apresenta valor de COMPANHIA, equivale a dizer: Junto de, ao lado de, perto de, em companhia de, etc.
- Veja que se você utilizar as palavras "através de" ou "por meio de" na letra A, não fará sentido.
- B) Primeira passagem: o termo ISTO É pode apresentar duas funções basilares, a primeira é de ter função explicativa, a segunda é de apresentar uma função exemplificativa (trazer um exemplo). Note que no texto apresentado pela questão o termo "isto é" possui função exemplificativa (pois nos traz um exemplo).
- Segunda passagem: Já na frase da letra B, o termo "isto é" tem função explicativa - pois traz uma explicação sobre as ocasiões onde as mulheres não sabem o que dizer.
- C) Primeira passagem: o POR possui valor de conclusão lógica, veja que ele traz um sentido de explicação, note o seguinte fragmento: "Só é possível pensar com palavras, por isso elas dominam o mundo" - veja que existe um valor lógico entre as palavras dominarem o mundo, pois só se é possível pensar utilizando elas (palavras). Portanto, a melhor definição para o POR é de possuir sentido conclusivo explicativo, substituível por: pois, porque, etc.
- Segunda passagem: veja que temos um POR possuindo valor de "segundo", "conforme", "de acordo com" - note, portanto, que o POR possui valor de conformidade (pois liga o agente da ação à ação praticada).
- D) Primeira passagem: veja que o termo E possui valor aditivo, isto é, traz uma adição ao que está sendo dito, leia o fragmento: "[...] Por isso as palavras dominam o mundo e as ideias pertencem a elas" - Note que tirei os apostos da oração a fim de trazer uma melhor compreensão da função do E. Portanto, apesar do E possuir diversos valores (adição, adversidade, conclusão e finalidade) veja que no fragmento apresentado ele possui valor de adição.
- Segunda passagem: ao ler a assertiva D, vemos que a conjunção E possui valor de adição, pois ela (a assertiva) traz um sujeito para dois complementos, veja que o sujeito é "a contradição" e os termo "arrependimento" e "pecado" são os complementos, portanto, temos valores aditivos.
- Chegamos à conclusão de que em ambas as passagens as conjunções E apresentam valores aditivos.
- E) Primeira passagem: a preposição EM tem valor de meio, pois ela serve para indicar como se dá a manifestação das ideias, poderíamos substituir por: através, por meio de, etc.
- Segunda passagem: Possui valor de Lugar, a própria assertiva já nos avisa se tratar de lugar "em qualquer lugar", equivale a dizer "nas diversas localidades", "independentemente do local", etc.
Gabarito letra D.
Pior que não tem uma aula de prof pra explicar isso ! aff
Excluí a d) justamente por que achei que o "e" da frase dada tem valor adversativo, diferente da frase da d) que soa valor aditivo. "Por isso as palavras dominam o mundo, e (mas) as ideias, em sua ação imediata, pertencem a elas."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo