Considere a seguinte definição:"A necessidade de fi nanciame...
"A necessidade de fi nanciamento do setor público - resultado nominal sem desvalorização cambial - corresponde à variação _________ dos saldos da dívida líquida, _________ os ajustes patrimoniais efetuados no período (privatizações e reconhecimento de dívidas). _________, ainda, o impacto da variação cambial sobre a dívida externa e sobre a dívida _________ interna indexada à moeda estrangeira (ajuste metodológico)."
Completam corretamente a definição acima as seguintes palavras, respectivamente:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - nominal, deduzidos, Exclui, mobiliária
Vamos começar entendendo o tema central da questão. A questão aborda o conceito de Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP), que é um indicador importante na análise das contas públicas. Ele reflete o montante que o governo precisa financiar para cobrir seu déficit.
O conceito central é o Resultado Nominal, que nos ajuda a entender se o governo está gastando mais do que arrecada. Ele inclui as receitas e despesas totais, com os impactos da dívida pública.
Na alternativa D, as palavras que preenchem corretamente os espaços são:
- Nominal: Refere-se ao fato de que a variação deve considerar o valor total da dívida, sem ajustes pela inflação, ou seja, em termos nominais.
- Deduzidos: Indica que os ajustes patrimoniais, como privatizações e reconhecimento de dívidas, são subtraídos do cálculo.
- Exclui: O impacto da variação cambial sobre a dívida externa e a dívida mobiliária interna indexada à moeda estrangeira não é considerado.
- Mobiliária: Refere-se à parte da dívida que é mobiliária, ou seja, títulos emitidos pelo governo.
Agora, vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:
A - nominal, incluídos, Inclui, mobiliária: O erro aqui é "incluídos" e "Inclui". Os ajustes patrimoniais devem ser deduzidos, e não incluídos, do cálculo, e o efeito cambial sobre a dívida não deve ser incluído.
B - real, deduzidos, Inclui, líquida: A variação deve ser nominal, não real. Além disso, "Inclui" está errado, pois o impacto cambial deve ser excluído e "líquida" não é o termo correto, já que refere-se a outra medida da dívida.
C - real, deduzidos, Inclui, mobiliária: O erro novamente está em "real" e "Inclui". A medida é nominal e o impacto cambial deve ser excluído.
E - nominal, incluídos, Inclui, bruta: Embora "nominal" esteja correto, "incluídos" e "Inclui" são errados pelas mesmas razões anteriores. Além disso, "bruta" não é o termo correto no contexto do cálculo da NFSP.
Para interpretar corretamente esse tipo de questão, é essencial entender os conceitos de resultado nominal e a diferença entre dívida bruta e líquida. Isso ajuda a evitar confusões ao preencher esses espaços.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A necessidade de fi nanciamento do setor público - resultado nominal sem desvalorização cambial - corresponde à variação nominal dos saldos da dívida líquida, deduzidos os ajustes patrimoniais efetuados no período (privatizações e reconhecimento de dívidas). Exclui, ainda, o impacto da variação cambial sobre a dívida externa e sobre a dívida mobiliária interna indexada à moeda estrangeira (ajuste metodológico)."
ALTERNATIVA "D"
fonte: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/divida-publica-federal/sobre-a-divida-publica-federal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo