“O trabalho de redes surgiu como uma proposta de intervenção...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q979012 Serviço Social
“O trabalho de redes surgiu como uma proposta de intervenção capaz de forjar uma nova abordagem no enfrentamento das demandas da população, baseada na troca de saberes e de práticas entre os atores públicos ou entes governamentais envolvidos, visando à superação das formas cristalizadas de atendimento cujo enfoque não garante solução para as demandas sociais a cada dia mais complexas” (Fonte: TEIXEIRA, Solange Maria; PEREIRA, Karine Yanne de Lima. Texto e Contexto, v. 12. n. 1. jan./jun: 2013, p.121.). Marque a alternativa com a categoria que expressa corretamente a ideia do texto citado no comando da questão:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO

LETRA "A"

Intersetorialidade é um tema muito discutido, mas não os desafios para sua execução entre as políticas públicas de saúde e assistência social. Com a revisão do estado da arte da temática, debatemos neste artigo os principais desafios do trabalho intersetorial entre tais políticas.

Gestão pública em redes: o foco nas redes intersetoriais

As novas demandas impostas pela sociedade contemporânea mostraram a necessidade de se dirigir um olhar mais abrangente e integral na leitura da realidade. Ademais, as recentes transformações pelas quais o Estado e a sociedade vêm passando, decorrentes da então aclamada modernização ocidental, demonstraram que as tradicionais formas de operacionalizar a intervenção pública, em que se destaca o caráter centralizador e vertical da gestão das políticas e o atendimento fragmentado e setorizado das demandas sociais, já eram insuficientes para dar respostas à complexa realidade social. Nesta perspectiva, o trabalho de redes surgiu como uma proposta de intervenção capaz de forjar uma nova abordagem no enfrentamento das demandas da população, baseada na troca de saberes e de práticas entre os atores públicos ou entes governamentais envolvidos, visando à superação das formas cristalizadas de atendimento cujo enfoque não garante solução para as demandas sociais a cada dia mais complexas. 

A noção de intersetorialidade surgiu ligada ao conceito de rede, a qual emergiu como uma nova concepção de gestão contrária à setorização e à especialização, propondo, por outro lado, integração, articulação dos saberes e dos serviços ou mesmo a formação de redes de parcerias entre os sujeitos coletivos no atendimento às demandas dos cidadãos.

Fonte: file:///C:/Users/MAX/Downloads/12990-Texto%20do%20artigo-55394-1-10-20130719.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo