Considerando as manifestações cutâneas infecciosas decorren...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2889762 Medicina
Considerando as manifestações cutâneas infecciosas decorrentes de imunossupressão, assinale a alternativa que apresenta infecção fúngica mais frequente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Candidoses.

A questão aborda as manifestações cutâneas infecciosas em indivíduos imunossuprimidos, focando especificamente nas infecções fúngicas mais frequentes. O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve a compreensão das infecções fúngicas comuns em pessoas com imunidade reduzida.

Vamos analisar cada alternativa:

A - Dermatofitoses: Essas infecções são causadas por fungos que afetam a pele, cabelos e unhas. Embora comuns, não são as infecções fúngicas mais frequentes em imunossuprimidos, pois frequentemente são vistas em pessoas com imunidade intacta.

B - Aspergilose: Essa é uma infecção causada por fungos do gênero Aspergillus. É mais comum em indivíduos com imunossupressão severa, mas não é a infecção fúngica mais frequente.

C - Criptococose: Causada pelo fungo Cryptococcus, essa infecção é mais frequentemente associada a imunocomprometidos, como aqueles com HIV/AIDS. Novamente, não é a mais frequente em geral.

D - Histoplasmose: Trata-se de uma infecção causada por Histoplasma capsulatum, geralmente ocorrendo em certas áreas geográficas e mais rara em comparação com outras infecções fúngicas em imunossuprimidos.

E - Candidoses: Candidoses são infecções causadas por leveduras do gênero Candida, sendo a mais comum em pacientes imunossuprimidos. Elas podem se manifestar de várias formas, desde infecções superficiais da pele até infecções sistêmicas graves, especialmente em pacientes com a imunidade comprometida. Por isso, é a correta opção como a infecção fúngica mais frequente nesses casos.

Em resumo, a candidose é a infecção fúngica mais prevalente em indivíduos imunossuprimidos, justificando a escolha da alternativa E como correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ALTERNATIVA CORRETA É:

E - Candidoses.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • A - Dermatofitoses.
  • Embora as dermatofitoses possam ocorrer em indivíduos imunossuprimidos, elas não são a infecção fúngica mais comum nesse grupo. As dermatofitoses afetam principalmente a pele, cabelo e unhas, mas a candidose é mais prevalente em pacientes imunocomprometidos, especialmente em casos de imunossupressão prolongada, como em pacientes com HIV/AIDS ou em tratamento com quimioterapia.
  • B - Aspergilose.
  • A aspergilose é uma infecção fúngica grave, especialmente em pacientes com imunossupressão profunda, como os transplantados ou com leucemia. No entanto, ela é menos frequente que a candidose em termos de manifestações cutâneas. A aspergilose geralmente se manifesta mais comumente em órgãos internos como os pulmões.
  • C - Criptococose.
  • A criptococose é uma infecção causada pelo fungo Cryptococcus, que afeta principalmente o sistema nervoso central e pulmões, sendo mais comum em pacientes com HIV/AIDS avançado. Embora possa ter manifestações cutâneas, não é a mais frequente nesse contexto.
  • D - Histoplasmose.
  • A histoplasmose é uma infecção fúngica pulmonar causada por Histoplasma capsulatum, prevalente em áreas específicas. Embora a histoplasmose possa afetar a pele, sua manifestação cutânea não é tão comum quanto a candidose em pacientes imunossuprimidos.

EM RESUMO:

As candidoses são a infecção fúngica mais comum em indivíduos imunossuprimidos, podendo afetar a mucosa oral, genital e cutânea. Ela ocorre devido ao crescimento descontrolado do fungo Candida em condições de imunossupressão, sendo especialmente prevalente em pacientes com HIV, diabetes e em uso de antibióticos ou quimioterapia.

PONTOS CHAVE:

  • A candidose é a infecção fúngica mais frequente em pacientes imunossuprimidos, especialmente nas formas cutâneas e mucosas.
  • Outras infecções fúngicas, como aspergilose, criptococose e histoplasmose, embora graves, são menos comuns em manifestações cutâneas em pacientes imunossuprimidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo