TEXTO 3 - Por que a compra do medicamento pelo princípio ati...
Esta é uma das zonas de maior tensão da indústria farmacêutica mundial. Se por um lado os medicamentos ficam mais baratos pela fórmula já existir e ser comprovadamente eficiente, por outro lado os custos mais baixos são consequências diretas do não investimento das fabricantes dos genéricos em pesquisas para novos medicamentos e no marketing de seus produtos. Assim, de certa forma, há um certo risco sobre a descoberta de novos medicamentos bons para a população .
Por outro lado, como há o respeito às patentes dos medicamentos (salvo casos especiais, como foi com os medicamentos do coquetel anti-HIV), as indústrias farmacêuticas têm tempo de sobra para recuperar os investimentos em pesquisa durante o tempo em que seus medicamentos estão “sozinhos” no mercado. Vale também ressaltar que os medicamentos genéricos não tiram os de marca (referência) do mercado, apenas concorrem lado a lado. (Saúde Melhor)
A pergunta inicial do texto 3 se refere à compra do medicamento “pelo princípio ativo”; em caso contrário, o remédio é comprado:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A resposta está na letra B: pela marca do medicamento.
Pode-se afirmar isto a partir do seguinte trecho "Vale também ressaltar que os medicamentos genéricos não tiram os de marca (referência) do mercado"
Se vc não compra pelo princípio ativo, vc compra pela marca. Por ex.: diclofenaco de potássio (princípio ativo) cataflan ( marca)
Realmente a resposta é a letra B: porque se você compra uma medicamente pelo efeito que ele faz ''ativo'' se é o contrário então você compra pela marca.
Se pelo princípio ativo, você compra o medicamento mais barato, pelos motivos já mencionados no texto, caso contrário, então você não comprará o medicamento pelo preço ser mais barato, mas sim pela marca do medicamento.
Alternativa B
Questão de conhecimentos gerais, não de Português. Em momento nenhum o texto fala que princípio ativo é diferente de marca. Com a FGV você nunca sabe se a questão é pegadinha ou se é só ridícula mesmo!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo