Assinale a alternativa em que não se pode detectar a referên...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q985199 Português
Assinale a alternativa em que não se pode detectar a referência a outro texto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PROF. GEORGE - TECCONCURSOS

Bem, particularmente, esta questão exigia do candidato conhecimentos muito específicos; portanto, ficou classificada como difícil. O que o comando da questão solicita é que você detecte, dentre as alternativas, aquela que não tem intertextualidade (= referência a outros textos). Vejamos:

 

a) Correta. Aqui temos uma referência a outro texto, especificamente à fala de D. Pedro I, quando no Dia do Fico, proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

 

b) Correta. Nesse caso, há uma referência ao título de uma obra literária do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, publicada em 1981, chamada Crônica de uma morte anunciada, exatamente como explorado pelo segmento em análise.

 

c) Correta. Nesse caso, temos uma referência à fala do ex presidente brasileiro Getúlio Vargas, quando, em carta que ficou historicamente conhecida (antes de cometer suicídio), ele afirmou que "saía da vida para entrar na história".

 

d) Correta. Mais uma intertextualidade: agora, a referência ao provérbio é bastante explícita. Diz o provérbio: "A ocasião faz roubo. Ladrão já nasce feito". Algumas fontes de pesquisa atribuem a autoria desse frase ao escritor Machado de Assis.

 

e) Errada. Não há qualquer intertextualidade nesse período, que apenas informa que a luta entre os dois Poderes da República não interessa a ninguém. Por isso, esta é a opção que não possui intertextualidade.

 

De qualquer forma, foi uma questão que exigia um conhecimento muito específico de intertextualidade. O candidato teria que ter uma bagagem cultural voltada exatamente para o conhecimento abordado nesta questão, que envolveu literatura estrangeira (colombiana), história do Brasil Império, do Brasil na época de Getúlio Vargas e ainda sobre provérbios (ou sobre frases de Machados de Assis).

Só fumando drogas mesmo...

Deu vontade de chorar. Juro. Estuuuuuuuda, mulher.

Essa prova e para taquigrafo, ou para ministro do STF?

Engraçado que nem uma questão de português da FGV, tem comentários dos professores do qconcursos. pensando em assinar o tec só por causa disso!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo