O verbo guerrear, antecedido do artigo um, no último parágr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Derivação imprópria.
A questão explora o processo de formação de palavras e a capacidade do aluno de identificar e classificar a derivação morfológica adequada. Vamos entender por que a alternativa correta é a derivação imprópria e analisar as demais alternativas.
Derivação imprópria é um processo no qual uma palavra muda de classe gramatical sem sofrer alteração em sua forma base. No texto, o verbo guerrear foi convertido em um substantivo com o auxílio do artigo indefinido um. Ao dizer "um guerrear disciplinado", o verbo guerrear passa a funcionar como substantivo, mantendo sua forma original.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A - Derivação sufixal: Esse processo envolve a adição de um sufixo à palavra base. Por exemplo, de belo, forma-se beleza. No caso da questão, guerrear não sofreu adição de sufixo, portanto, esta alternativa está incorreta.
B - Derivação parassintética: A derivação parassintética ocorre quando uma palavra é formada simultaneamente pela adição de um prefixo e um sufixo. Um exemplo comum é entristecer (de triste). No texto, guerrear não recebeu nenhum prefixo ou sufixo de forma simultânea, então esta alternativa está incorreta.
D - Derivação regressiva: Esse tipo de derivação envolve a redução da palavra, geralmente de um verbo para um substantivo. Um exemplo é a transformação de soltar em solto. No entanto, em guerrear, não houve redução ou modificação na forma da palavra, tornando esta alternativa incorreta.
E - Derivação prefixal: Este processo acrescenta um prefixo à palavra base, como em desleal (de leal). O termo guerrear não recebeu nenhum prefixo, portanto, esta alternativa está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa C - Derivação imprópria, pois a palavra guerrear manteve sua forma original ao mudar de classe gramatical, de verbo para substantivo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Reposta: letra C.
Derivação Imprópria é o processo de mudança de classe gramatical de uma palavra ao inserir um artigo antes dessa palavra. Ex.: Esperava um sim e recebeu um não. Sim e não (essencialmente advéribos) tornaram-se substantivos nesta oração.
Derivação Imprópria (Substantivação)
Uma palavra, de uma classe gramatical qualquer, é transformada em substantivo, quando um determinante é adicionado antes dela. O determinante pode ser tanto um artigo quanto um pronome adjetivo.
Cleidi
Letra C
A derivação imprópria é um processo de formação de palavras que altera a classificação gramatical original de uma palavra, fazendo com que ela ganhe um novo significado.
#TROPAOBA
Derivação imprópria consiste em "pegar emprestado" uma palavra de uma classe gramatical para usar em outra.
Neste caso o VERBO guerrear desempenha papel de SUBSTANTIVO.
Dica: Para substantivar uma palavra bastar colocar um artigo na frente dela. Exemplos: um guerrear, o porquê, o caminhar, o cantar, o falar...
Gabarito: Letra C
#OBA - O BÁSICO APROVA
#PMMINAS
GABARITO LETRA: C
Derivação imprópria.
#PMMINAS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo