Analise as assertivas a seguir a respeito do planejamento de...
I. Ao auditor cabe atualizar e alterar o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria; todavia, a estratégia global de auditoria, elaborada antes do início dos trabalhos, não pode ser alterada.
II. Ao elaborar o plano de auditoria, o auditor deve incluir a descrição de procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria.
III. Visando orientar o desenvolvimento do plano de auditoria, o auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina, no mínimo, o número de horas e de auditores, bem como estimativa de custo dos trabalhos da auditoria.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - Apenas II.
A questão aborda o tema do planejamento de auditoria. Para resolvê-la, é necessário entender o que é o planejamento de auditoria e como ele deve ser conduzido conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, especialmente a NBC TA 300.
Justificativa da alternativa correta (II):
A assertiva II está correta porque ao elaborar o plano de auditoria, o auditor deve incluir a descrição de procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria. Isto está de acordo com as diretrizes da NBC TA 300, que orienta a execução de auditorias de acordo com um plano que abrange esses procedimentos.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa I: A assertiva I está incorreta. De acordo com a NBC TA 300, tanto o plano de auditoria quanto a estratégia global podem ser atualizados à medida que o trabalho de auditoria avança e novas informações são obtidas. Portanto, afirmar que a estratégia global de auditoria não pode ser alterada está errado.
Alternativa III: A assertiva III também está incorreta. Embora a estratégia global de auditoria envolva planejar recursos como o número de horas e de auditores, a norma não especifica que deve-se incluir uma estimativa de custo dos trabalhos de auditoria na estratégia global. Logo, a inclusão dessa exigência não está correta segundo a interpretação normativa.
Entender como as normas orientam o planejamento de auditoria é crucial para distinguir corretamente entre o que é exigido e o que não é. Ao estudar, foque nas normas específicas e como elas se aplicam a diferentes aspectos do planejamento e execução da auditoria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Ao auditor cabe atualizar e alterar o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria; todavia, a estratégia global de auditoria, elaborada antes do início dos trabalhos, não pode ser alterada. ERRADA.
10. O auditor deve atualizar e alterar a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria. (NBC TA 300).
II. Ao elaborar o plano de auditoria, o auditor deve incluir a descrição de procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria. CORRETA.
9.(c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria. (NBC TA 300).
III. Visando orientar o desenvolvimento do plano de auditoria, o auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina, no mínimo, o número de horas e de auditores, bem como estimativa de custo dos trabalhos da auditoria. ERRADA.
8.(e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo